
A imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que está no nicho do Santuário Nacional, recebeu um novo manto nesta semana. O novo manto foi doado por uma família de Aparecida, que confeccionou o manto como forma de agradecimento pelas graças alcançadas.
De acordo com o Pe. Heliomarcos Ferraz, ecônomo-adjunto do Santuário Nacional, não há o intuito de trocar o manto da Mãe Aparecida de forma periódica. “O manto na Bíblia tem uma diversidade enorme de significados, dentre eles o caráter virtuoso, a benignidade, o compromisso de serviço, a promoção da justiça. A ideia não é trocar de manto periodicamente, mas ter esses mantos trabalhados com riqueza de detalhes dá toda a dignidade que a Nossa Senhora Aparecida merece”, explica o Padre.
O novo manto possui um bordado na parte dianteira que remete a ramos, pedras nas cores azuis, brancas, verdes e amarelas e acabamento reto. “Parte dessa construção é feita com cristais amarelos lembrando as riquezas minerais do país, outra parte que acompanha todo o contorno do manto é feita em cristais verdes, representando a riqueza da nossa natureza, nossas florestas exuberantes e em comunhão com a Laudato Si, do Papa Francisco", completa o religioso.
Todos os mantos que pertenceram à imagem ficam aos cuidados da administração do Santuário Nacional.