LEILA PAES

Proteja as emoções para não perder o sorriso

Por Leila Paes | Pastora e psicóloga
| Tempo de leitura: 3 min
Canva
Proteja as emoções para não perder o sorriso
Proteja as emoções para não perder o sorriso

A paz de espírito é a principal base para que o ser humano seja feliz. Com a quantidade de estímulos estressantes que recebemos atualmente, o ser humano fica emocionalmente frágil; sem levar em conta que somos brasileiros e culturalmente, uma grande maioria é intensa e experimenta diferentes mudanças de estado emocional em um único dia. Todos nós precisamos cuidar bem e proteger as nossas emoções, em particular nestes dias de tantos extremismos e polarizações políticas, em especial nas mídias sociais. Lembre-se, as eleições passam, mas os relacionamentos permanecem.

Crescemos em um contexto de pressões diárias, e isso não vai mudar com o passar dos anos: cada estação vai trazer suas pressões. Seja nos relacionamentos interpessoais, família, carreira, estudos, profissão, vida afetiva, saúde, finanças e decisões a tomar. A vida nos leva a precisar andar, ou melhor, correr, caso contrário você pode se ver atrapalhando o trânsito ou ainda, se pedestre, precisa prestar atenção para não ser atropelado. Lidar com o medo, com problemas, decepções e pressões faz parte da vida.

Coloque em sua mente somente o que possa ajudá-lo a realmente a ser feliz. Atitudes positivas. No momento em que vier alguma “voz” dizendo que você é incapaz, que não tem condição, rebata esse sentimento. Não é o sentimento que deve controlar você, quem controla seu sentimento é você. Diga para você mesmo: “Outros conseguiram, eu também posso conseguir. Outros foram capazes, eu também posso ser...”. A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso. Quando ela diz “coração”, está dizendo que o que você sente pode ser passageiro, volúvel e irreal. Então treine esse mecanismo que está ao seu favor e faça trocas, rebata seu pensamento com outro melhor, seja bom nisto. Você pode também rebater seus pensamentos negativos com conselhos bíblico motivadores, tais como: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3:21). “Finalmente irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas (Filipenses 4.8).

Temos a tendência de sofrer por antecipação. Na maioria das vezes, as coisas pelas quais sofremos nem mesmo acontecem. Temos que pensar nas soluções e alternativas, mas o sofrer muitas vezes gera em nós uma ansiedade que obscurece nosso entendimento, fazendo com que não visualizemos a solução mais óbvia e adequada. Quando vierem para a sua mente pensamentos preocupantes, os quais não adianta remoer, já que isto não irá ajudar, rebata esses pensamentos com outros que funcionam melhor. Diga a você mesmo: não vou sofrer por antecipação, não há nada que eu possa fazer agora. E pense em algo bom, para que você possa evitar o estresse desnecessário. “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” (Pv 12.25). Como também está Escrito na Bíblia: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”  (Fp 4:6). Portanto, cuide de suas emoções, tenha paz interior e fique bem.

Comentários

Comentários