EDUCAÇÃO

Como os estudantes devem se preparar para o vestibular

Saber fazer a gestão do tempo, controlar a ansiedade e estar em boas condições físicas é tão importante quanto conhecer o conteúdo para ter sucesso nos vestibulares.

Por Fernando Ferreira | 11/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Psicólogo e especialista em ansiedade

Canva

Como os estudantes devem se preparar para o vestibular
Como os estudantes devem se preparar para o vestibular

Saber fazer a gestão do tempo, controlar a ansiedade e estar em boas condições físicas é tão importante quanto conhecer o conteúdo para ter sucesso nos vestibulares.

O segundo semestre é curto e os estudantes logo ficam ansiosos para as provas dos vestibulares que já começam a partir de outubro. Dicas de estudos, organização e disciplina são encontradas aos montes, mas como cuidar do emocional nessa época?

Um estudo publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria em 2020 mostra que a incidência de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) entre jovens pré-vestibulandos chega a 41,4% dos entrevistados. Uma outra pesquisa, divulgada pelo Brazilian Journal Health Review, revela que 80,3% dos estudantes em fase de vestibular apresentam algum grau de estresse.

Apesar de ser uma companheira comum dos vestibulandos, a ansiedade pode ser extremamente prejudicial. Como ela tem um grande potencial para reduzir o foco, a motivação e a autoestima, os estudos tendem a se tornar menos produtivos. Por isso é preciso saber lidar com as emoções nesta fase.

A ansiedade e o medo são os sentimentos predominantes no pré-vestibular e isso não dá para negar. Mas, ainda segundo o psicólogo, são sentimentos já esperados. São emoções que estarão acompanhando o estudante no pré-vestibular e principalmente no dia da prova. O que não pode acontecer é o medo paralisar e se tornar um obstáculo para um bom desempenho. A ansiedade e a insegurança precisam ser trabalhadas.

Organização é a palavra de ordem, segundo o especialista. Não apenas do dia da prova com horários para acordar, tomar um café da manhã reforçado, separar os matérias, mas também no dia anterior: é fundamental para ter corpo e mente alinhados e relaxados. A organização deixará o estudante menos ansioso, e por isso ela faz toda a diferença.

O caminho para lidar com a ansiedade e o medo é a aceitação, que não é o mesmo que acomodar. É preciso aceitar que esses sentimentos estarão presentes na hora da prova, o autoconhecimento ajudará muito para vencer esses pequenos obstáculos;

Os sentimentos diminuem gradualmente quando não estão em evidência nos nossos pensamentos. A dica do profissional é distrai-los e deixá-los em segundo plano;

“Acredite no seu potencial” - as horas de estudos e dedicação não foram em vão e são a maior ferramenta para combater qualquer sensação desconfortável que venha a surgir;

Outra dia do psicólogo são os exercícios, tanto da respiração – respira e inspira -  quanto físico, um bom alongamento para o corpo. Congruência de corpo e mente, um corpo precisa estar relaxado para uma mente menos ansiosa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.