Gastronomia

Agradável Cozinha: Conhecendo a Serra da Mantiqueira

Por Grazi e Dany Duarte | 03/09/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Às vezes nos perguntamos como vivemos tanto tempo em um lugar sem conhecer o que está ao nosso lado, não é? Nesta edição da 'Agradável Cozinha', a coluna de gastronomia de OVALE, produzida por Grazi e Dany Duarte, você confere dicas deliciosas sobre a Serra da Mantiqueira.

Grazi e Dany começaram o passeio pela cidade de São Bento Bento do Sapucaí, no Vale do Baú. A experiência foi iniciado, mais especificamente, na região da Vinícola Villa Santa Maria, um espaço charmoso e de muita amplitude educativa sobre cultura e gastronomia, focando em vinhos. Abrindo o menu, as colunistas realizaram um tour com degustação de cinco rótulos. O valor é de R$ 65 por pessoa.

Além disso, claro que teve espaço para um almoço incrível, os pratos são muito bem executados e, dessa vez, foram acompanhados de perfeitas e deliciosas brusquetas -- e lógico, mais vinho!

Já no segundo dia, a vista foi realizada na 'Oliq', uma produtora de azeite localizada no meio da Serra. Lá são produzidos azeites extra virgens especiais e azeites aromatizados, geleias diversas, doce de leite e até mesmo café.

Um tour guiado também pode ser realizado pela produtora. Pagando R$ 59 por pessoa, você receberá explicações sobre o plantio, a extração e a produção dos azeites das oliveiras e também terá direito a degustações especiais. E sorvete de azeite, já experimentou? Não? Se tiver curiosidade, é possível provar na Oliq.

Para fechar com chave de ouro, rolou uma paradinha no restaurante da Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal, da renomada e premiada chefe Anouk. Spoiler: mais uma experiência incrível do começo ao fim.

O restaurante é rústico e, ao mesmo tempo, romântico. Há muitos pratos pendurados nas paredes, redes no jardim e um cardápio de tirar o fôlego! Aqui deixamos, inclusive, uma menção honrosa ao sr. Santana, que toca e encanta a todos com seu piano.

Couvert da casa, truta (carro chefe do restaurante), creme brûlée e bolo de lavanda de papoula foram os clássicos pedidos. Perfeito. De se comer de joelhos.

Se você é como a gente e não conhecia nada do que tem de diferente na Serra da Mantiqueira, tire um tempinho na vida corrida e vá conhecer um pouco mais dessa região tão cheia de maravilhas. Já fizemos nossa enorme lista de lugares para desbravar quando voltarmos para lá, e você?

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.