VOLTA ÀS AULAS

Aulas da rede municipal de Araçatuba começam nesta quinta-feira

Por Guilherme Renan | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Professoras nos últimos ajustes para a volta às aulas
Professoras nos últimos ajustes para a volta às aulas

A rede municipal de ensino de Araçatuba inicia nesta quinta-feira (5) o ano letivo de 2026. Ao todo, 15.631 alunos, com idades entre 0 e 11 anos, retomam as atividades nas 31 escolas de Ensino Fundamental e 40 unidades de Educação Infantil do município.

No período da manhã, as aulas terão início às 7h, enquanto no turno da tarde o começo está previsto para 12h30. Cada unidade escolar ficará responsável pela recepção e acolhida dos estudantes, com atenção especial aos novos alunos.

Cinco escolas também receberão o espetáculo infantil “No Porta-Malas Tem Histórias”, da Cia UsFulano, com apresentações às 9h e 14h. A programação ocorre entre os dias 6 e 12 de fevereiro, em unidades localizadas nos bairros Panorama, Engenheiro Taveira, São Rafael, São José e Jardim TV. A iniciativa busca estimular o gosto pela leitura e valorizar a literatura como ferramenta de formação cultural e pensamento crítico.

Segundo a secretária municipal de Educação, Ana Paula Braga, os materiais escolares começaram a ser distribuídos ainda no final de 2025, garantindo que os alunos iniciem o ano letivo com os itens necessários. O transporte escolar também está preparado, com 44 ônibus da frota municipal e outros 60 veículos terceirizados.

Desde janeiro, as escolas passaram por serviços de manutenção, limpeza, roçagem e vistorias estruturais. Na próxima semana, será realizada a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), reunindo equipes escolares para alinhamento pedagógico, organização de eventos e planejamento do ano letivo.

A única unidade que permanecerá fechada é a Emeb Professora Odette Costa Bodstein, no bairro Ivo Tozzi, devido a problemas estruturais no solo. Enquanto a reforma não é realizada, os 195 alunos serão atendidos no Cemfica Solar Dr. Bezerra Menezes, no bairro Panorama.

Comentários

Comentários