EXPECTATIVA

Sonda soviética pode despencar na Terra nesta semana

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Nasa
A cápsula tem orbitado a Terra em trajetória cada vez mais baixa.
A cápsula tem orbitado a Terra em trajetória cada vez mais baixa.

Um item da corrida espacial soviética está prestes a fazer um retorno nada glorioso: a sonda Kosmos 482, lançada em 1972 rumo a Vênus, deve cair na Terra entre os dias 9 e 10 de maio, após mais de 50 anos presa em órbita.

Leia mais: Garota grava momento em que 'meteoro' passa pelo céu; VÍDEO

O artefato, remanescente da missão fracassada que deveria repetir o sucesso da Venera 8, que pousou no planeta vizinho em 1972, nunca deixou a gravidade terrestre devido a uma falha no foguete. Desde então, a cápsula tem orbitado a Terra em trajetória cada vez mais baixa, apurou a Science News.

Segundo a Força Espacial dos EUA e especialistas em rastreamento de satélites, o local exato da queda ainda é desconhecido, mas há chances de que o impacto ocorra no Golfo de Omã, na região de Irã e Paquistão. Apesar de o risco para a população ser considerado baixo, astrônomos alertam: a sonda foi projetada para resistir ao ambiente extremo de Vênus, isto é, é provável que atravesse a atmosfera terrestre sem se desintegrar.

O objeto pode atingir o solo a centenas de quilômetros por hora, o suficiente para causar sérios danos se atingir uma área habitada.

Não seria a primeira vez que destroços espaciais caem em zonas povoadas: em 1972, partes do mesmo foguete caíram em uma fazenda na Nova Zelândia. Casos semelhantes têm ocorrido com pedaços de satélites da SpaceX e da China em países como Canadá, Brasil, Índia e Austrália.

Comentários

Comentários