As autoridades do Chile suspenderam na manhã desta sexta-feira (2) o alerta de tsunami e a ordem de evacuação preventiva que atingiu a região de Magallanes, no extremo sul do país, após um terremoto de magnitude 7,5 registrado em alto-mar. O tremor também foi sentido em parte do território argentino.
Leia mais: Chile tem terremoto de 7,5 de magnitude e alerta de tsunami
Um forte terremoto de magnitude 7,5 sacudiu o sul do Chile nesta sexta-feira (2), levando à evacuação emergencial de áreas costeiras da região de Magallanes. Horas depois, o governo chileno anunciou o fim do alerta de tsunami e autorizou o retorno da população às áreas evacuadas.
O epicentro do sismo foi localizado a cerca de 218 quilômetros ao sul de Puerto Williams, em uma área marítima entre o Cabo Horn e o continente antártico, a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo informações do Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) havia estimado a possibilidade de ondas entre 1 e 3 metros na costa chilena, e de até 1 metro em áreas da Antártida. Como precaução, a população foi orientada a se afastar da faixa litorânea.
De acordo com Juan Carlos Andrade, diretor da agência nacional de emergências no sul chileno, a evacuação foi concluída organizadamente.
O tremor também foi percebido em cidades do sul da Argentina, especialmente em Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo. Até o momento, não há relatos oficiais de vítimas ou danos estruturais significativos.
Para que se hagan una idea de nuestra geografía, el terremoto en Magallanes fue en el paso Drake, que separa América del Sur de la Antártica, 218 kms al sur de Puerto Williams.
— Gabriel Boric Font (@GabrielBoric) May 2, 2025
Si bien se determinó bajar el estado de emergencia desde evacuación preventiva a precaución, es muy… pic.twitter.com/JE3ejydm8m