TEMPO

Saiba até quando vai a 3ª onda de calor no Brasil

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Edson Lopes Jr/Prefeitura de SP
Temperaturas podem ultrapassar os 40°C nos próximos dias em diversas regiões do país.
Temperaturas podem ultrapassar os 40°C nos próximos dias em diversas regiões do país.

A intensa onda de calor que tem atingido o Brasil nos últimos meses não dará trégua tão cedo. A partir desta semana, um novo episódio de calor extremo começará pelo Sul e avançará para outras regiões, com termômetros marcando temperaturas acima da média para o período.

Leia mais: Entenda o nível 4 de calor e como se proteger da alta temperatura

Segundo o portal Meteored, a onda de calor afetará o Sul nos últimos dias de fevereiro e, na primeira semana de março, se espalhará pelo Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O fenômeno será acompanhado de tempo seco e chuvas irregulares, dificultando a chegada de precipitações em várias áreas.

As temperaturas máximas podem alcançar entre 37°C e 39°C em cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e interior do Nordeste. No Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, os termômetros devem marcar entre 33°C e 36°C. Apenas na segunda semana de março há previsão de mudança no padrão climático, com aumento das chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Esta será a terceira onda de calor no Brasil em 2025. As anteriores ocorreram em janeiro e fevereiro, com maior impacto no Rio Grande do Sul.

Chuvas isoladas e previsão para o Carnaval

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que, apesar do calor intenso, chuvas isoladas devem ocorrer em algumas regiões. No Norte, pancadas podem superar 50 mm, especialmente no Pará. Já no Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical intensificará as chuvas no Maranhão, Piauí e Ceará, enquanto o interior da Bahia e de Pernambuco seguirá com tempo seco.

No Centro-Oeste, pancadas de chuva estão previstas para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com volumes expressivos no noroeste mato-grossense. No Sudeste, Minas Gerais terá tempo firme na maior parte do estado, enquanto Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo podem registrar chuvas isoladas.

No Sul, o tempo começa seco, mas a partir do dia 26 de fevereiro a nebulosidade aumentará, trazendo pancadas de chuva e possibilidade de tempestades localizadas devido à combinação de calor e umidade.

Comentários

Comentários