TURISMO

Águas de Lindoia: Capital Nacional da Água Mineral

da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação
Thermas Hot World é diversão garantida
Thermas Hot World é diversão garantida

Para os turistas que têm sede de passeios, a estância turística de Lindoia, localizada a 112 km de São Paulo e a 296 km de Bauru, oferece em atrações muito mais do que 40% do abastecimento de água mineral do País. A cidade é cortada pelo Rio do Peixe, que serpenteia por sua zona urbana, sendo explorado pelo turismo de aventura e famoso por suas belas cachoeiras (Salto, dos Costas e Fecho) e ilhas (do Padre e dos Amores), isso sem falar no Lagão, o Grande Lago Lindoia, com seus cinco quilômetros de extensão a oeste do centro urbano e que é referência regional no turismo esportivo.

Com seus pouco mais de oito mil habitantes (pelo IBGE de 2020), Lindoia faz parte do Circuito das Águas Paulista com outras oito cidades e traz surpresas naturais para muito além do seu principal produto, a água. A "Capital Nacional da Água Mineral", como Lindoia é conhecida, guarda diversões garantidas para todas as gerações de visitantes. Há lugares para caminhadas, quiosques, atividades náuticas, piqueniques, apreciação de garças em berçários e há fontes com água mineral espalhadas em praças nos seus diversos bairros.

Tamanha a fama internacional adquirida pela água lindoiana, que a Nasa a escolheu para matar a sede dos astronautas da missão Apolo, aqueles que pisaram na Lua.

Mas nem só de água vive o turismo de Lindóia. A estância exibe uma gama de atrações que ficam abertas para visitação, como é o caso da Praça da Matriz (a Igreja Nossa Senhora das Brotas, padroeira local), que mantém um coreto central que também caracteriza as praças tradicionais do interior.

Entre os produtos do Turismo Rural de Lindoia, que se encontra em ascensão, os visitantes que vão às propriedades rurais da região irão conhecer e degustar vinhos, sorvetes artesanais, os ovos caipiras, o leite, o queijo, a goiabada, as cachaças diretamente dos alambiques, o artesanato local e a culinária típica do interior paulista.

Em relação à gastronomia oferecida na cidade, o turista vai desfrutar especialidades das cozinhas mineira, paulista, europeia e outras. A oferta de restaurantes, padarias, sorveterias e lanchonetes compõe um roteiro gastronômico bem amplo, bem como de hospedagem.

O comércio de malhas de fabricação própria faz do turismo de compras uma atração à parte, com lojas que vendem roupas para todas as estações do ano. Para os turistas adeptos do turismo esportivo e praticam jet sky, trekking, wake board (esqui aquático puxado por lancha), pedalinho, pesca esportiva, mountain bike, natação e motocross, o Lagão é referência regional, sendo o equipamento turístico mais exuberante de Lindoia.

 NÃO DEIXE DE IR

• ... Ao Recinto de Exposição e Lazer "Antônio Toledo", um espaço total de dez mil metros quadrados, que é próximo ao Grande Lago, tem um centro de exposições (de 2.500m²), estacionamento, bar, lanchonete, camarins, quadras esportivas e área externa para feiras e congressos. (Av. Francisco Gomes 105)

• ... Ao Cristo Redentor e ao Morro do Mosquito, onde há vista para toda a região de Lindóia. (Rua Cristo Redentor, s/n, Jardim Redentor)

• ... Ao Monumento da Garrafa que, desde 1978, tem sido o símbolo da cidade e do principal produto local, a água mineral. Turistas tiram foto perto da "Garrafona de Água Mineral", como a chamam. (Rodovia Engenheiro Geraldo Mantovani com a Avenida Rio do Peixe).

 CURIOSIDADES

• Em 1930, o cantor lírico Celestino Paraventi foi o primeiro a gravar em 78 rpm uma valsa composta pelo compositor Zequinha de Abreu, intitulada "Tardes em Lindóia".

• O nome da cidade, em tupi guarani, tem como significado "água quente, salubre e insípida" ao beber ou, ainda, "rio que se contém" (ou que não transborda), numa mistura entre fonemas indígenas e sílabas de influência portuguesa.

• O sinuoso Rio do Peixe, que cruza feito uma serpente o núcleo urbano de Lindoia e segue o caminho de rodovias, nasce em Minas, corre por 147,2 km, adentrando pelo território paulista.

• No início do século XVII, a região havia sido dividida em sesmarias, com a entrada de bandeirantes que penetravam sertão adentro e combatiam tribos indígenas ferozes.

O povoado teve início na paragem do ribeirão de Água Quente. Já no século XIX, famílias se estabeleceram nessas terras, tendo sido instalada a Paróquia de Nossa Senhora das Brotas do Rio do Peixe em 1898.

• Em 1938, o Distrito de Lindoia é elevado à categoria de Município e Estância, momento em que o Bairro das Águas Quentes passou a ser Distrito de Thermas de Lindoia (hoje, Águas de Lindoia).

A linda entrada da cidade
A linda entrada da cidade
Fontes termais
Fontes termais

Comentários

Comentários