A aproximação de uma frente fria pelo litoral paulista deve manter o tempo instável na capital e região metropolitana nos próximos dias. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), nesta sexta-feira (29), há previsão de chuvas isoladas já durante a madrugada.
O dia terá momentos de melhora, com possibilidade de sol entre nuvens. As temperaturas devem oscilar entre 22°C e 28°C. No entanto, a partir da tarde, as instabilidades se intensificam, trazendo pancadas de chuva de moderada intensidade, com risco de alagamentos, alerta o CGE.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforça a previsão de céu nublado, trovoadas e ventos moderados para esta sexta-feira.
No sábado (30), o tempo segue instável, com chuvas isoladas ao longo do dia. O sol pode aparecer rapidamente entre muitas nuvens, e os termômetros variam entre 21°C e 27°C. Já no domingo (1º), a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, com temperaturas entre 21°C e 26°C.
Além da capital paulista, a instabilidade deve atingir o leste do estado de São Paulo, o sul do Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, segundo o Inmet.
Na última quinta-feira (28), São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos das 16h20 às 18h, com registro de dez pontos de alagamento na cidade. Chuvas intensas atingiram principalmente as zonas sul e sudeste, além de municípios como Cotia, Barueri, Embu e Itapecerica da Serra.
No interior, São José dos Campos, no Vale do Paraíba, também sofreu com chuvas fortes e rajadas de vento de até 92 km/h, conforme informou a Defesa Civil estadual.