PADRONIZAÇÃO

Extrato bancário vai mudar a partir de 8 de julho, diz Febraban

Por Laryssa Toratti | da Folhapress
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo/Agência Brasil
O acesso ao extrato bancário é direito de todos os consumidores e é gratuito para até dois extratos com movimentação dos últimos 30 dias, para contas correntes
O acesso ao extrato bancário é direito de todos os consumidores e é gratuito para até dois extratos com movimentação dos últimos 30 dias, para contas correntes

Bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) irão alterar o extrato bancário a partir de 8 de julho. A principal mudança é a padronização das nomenclaturas. A medida irá abranger depósitos e saques. Depois, as demais operações financeiras serão incluídas nestas mudanças.

A iniciativa, segundo a Febraban, foi criada pensando em facilitar o cotidiano dos clientes, tornando as informações mais acessíveis, principalmente para quem tem conta em mais de uma instituição. O extrato bancário é um documento fornecido pela instituição financeira que resume as transações realizadas de uma conta bancária em um determinado período.

Nele, há informações sobre depósitos, saques, transferências, pagamentos de contas e outras transações. O documento funciona como uma espécie de registro de todas as movimentações financeiras de uma conta bancária, ou seja, as entradas e saídas de dinheiro.

Na nova nomenclatura, as operações de depósito de cheque no caixa eletrônico, também chamado de ATM, sigla para Automated Teller Machine, passarão a ser descritas no extrato como "DEP CHEQUE ATM".

As operações de saque de dinheiro em espécie no caixa da agência com o cartão da conta, aparecerão no extrato como "SAQUE DIN CARTAO AG".

Hoje, essas informações variam conforme o banco. "Atualmente, os bancos usam mais de 4.000 tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira", afirma Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban.

"A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários", diz.

O acesso ao extrato bancário é direito de todos os consumidores e é gratuito para até dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias, para contas correntes. Verifique em sua instituição bancária para entender melhor sobre possíveis tarifas de emissão de extratos.

Como consultar o extrato bancário?
Cada banco ou instituição financeira possuem procedimentos diferentes para acessar o extrato bancário. É possível acessar o documento por internet banking (site oficial do banco ou instituição financeira); aplicativo do banco ou instituição financeira; em caixas eletrônicos ou agência bancária (presencialmente); ou central de atendimento telefônico do banco. Em caso de dúvidas é indicado conversar diretamente com a instituição.

Quais serviços são gratuitos para quem tem conta corrente?
Clientes com conta corrente podem ter até dez serviços gratuitos em bancos e instituições financeiras caso a empresa ofereça esses serviços, até o limite mensal estabelecido pelo Banco Central. O que ultrapassar o pacote garantido por lei pode ser cobrado. Veja quais são:

  • Cartão com função débito
  • Segunda via do cartão de débito, exceto nos casos de perda, roubo, furto, danos e outros motivos que não são de responsabilidade da instituição financeira
  • Até quatro saques por mês (incluindo saque por cheque)
  • Até duas transferências entre contas do mesmo banco
  • Até dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias
  • Até dez folhas de cheques desde que tenha direito ao talão de cheques
  • Consultas de saldo pela internet, sem limites
  • Compensação de cheques
  • Extrato anual detalhado com todas as tarifas pagas, incluindo juros bancários, fornecido até 28 de fevereiro do ano seguinte
  • Prestação de qualquer serviço realizado por meios eletrônicos, desde que sua conta seja movimentada por meios eletrônicos como internet e caixa eletrônico, por exemplo

Quais serviços são gratuitos para quem tem poupança?
Os clientes da caderneta de poupança também têm direito a serviços gratuitos, sem pagamento de tarifa, mas o pacote é um pouco menor do que o da conta corrente. Veja quais são:

  • Cartão com função movimentação
  • Segunda via do cartão, exceto nos casos de perda, roubo, furto, danos e outros motivos que não são de responsabilidade da instituição financeira
  • Até dois saques por mês
  • Até duas transferências entre contas do mesmo banco
  • Até dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias
  • Consultas de saldo pela internet, sem limites
  • Extrato anual consolidado, discriminando mês a mês os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas, juros, encargo e demais despesas
  • Prestação de qualquer serviço realizado por meios eletrônicos, desde que sua conta seja movimentada por meios eletrônicos como internet e caixa eletrônico, por exemplo
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