POLÍTICA

Lula se compara a D. Pedro II e Getúlio ao 'viver problemas'

Por José Matheus Santos e Leonardo Vieceli | da Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/@ricardostuckert/X
A frase de Lula foi proferida durante discurso no Vale do Taquari.
A frase de Lula foi proferida durante discurso no Vale do Taquari.

O presidente Lula (PT) disse, nesta quinta-feira (6), que apenas duas pessoas tiveram mais experiência que ele no Brasil: Dom Pedro 2º, imperador do Brasil de 1831 a 1889, e Getúlio Vargas, presidente do Brasil entre 1930 e 1945 e de 1951 a 1954.

Leia tambémLula assina medida com benefícios para evitar demissões no RS

"Possivelmente, muita gente me olha e fala: 'o Lula nem diploma universitário tem'. Só tem três pessoas que têm mais experiência que eu neste país. Três pessoas. D. Pedro [2º], que governou durante quase 70 anos até a Proclamação da República. O Getúlio Vargas, que fez a Revolução de 30, ficou até 1945 e depois foi eleito em 1954. Depois dos dois, só eu. Ninguém tem a quantidade de experiência que eu tenho, de viver problemas neste país", afirmou Lula.

No discurso, Lula usou inicialmente a expressão "três pessoas", mas a continuação da frase indica que se referia a apenas duas além dele. O presidente também errou o ano em que Getúlio Vargas foi eleito --ele ganhou, pelo voto popular, em 1950 e assumiu em janeiro de 1951. O ex-presidente se suicidou em 24 de agosto de 1954 no quarto presidencial na então sede do Poder Executivo, o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

A frase de Lula foi proferida durante discurso em Arroio do Meio (a 120 km de Porto Alegre), no Vale do Taquari, região devastada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

No local, Lula anunciou novas medidas econômicas de apoio ao estado, como o pagamento de duas parcelas do salário mínimo para trabalhadores. Como contrapartida, as empresas devem se comprometer a não demitir os funcionários que receberão o valor.

Comentários

3 Comentários

  • carlos 07/06/2024
    Então ladrão,junte-se a eles.
  • Antonio 07/06/2024
    O Rivotril dele tinha acabado o efeito, só fala asneras, sorte que justificou que não tem estudo, aí dá pra ficar um pouco mais tranquilo com as palavras do ex presidiário, Rsss
  • Robson 07/06/2024
    Demente e ainda tem quem defenda este Comunista.