CALAMIDADE

Guaíba estabiliza em nível elevado; Porto Alegre planeja limpeza

O nível subiu quase meio metro na terça-feira (14) e ficou estável na madrugada desta quarta (15), em 5,19 metros

4 dias atrás | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Mauricio Tonetto / Secom

Região Metropolitana de Porto Alegre: nível da água segue alto
Região Metropolitana de Porto Alegre: nível da água segue alto

Os cenários atuais indicam a estabilização em nível elevado do lago Guaíba, em Porto Alegre (RS), que subiu quase meio metro na terça-feira (14) e ficou estável na madrugada desta quarta (15). O nível atual é de 5,19 metros. Segundo o IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o nível do lago deve diminuir lentamente nos próximos dias, ficando acima dos 4 metros durante a semana.

A situação pode ser prolongada, dependendo do volume das chuvas. O pico até o momento foi registrado há uma semana, quando o lago subiu para a faixa de 5,3 metros.

O IPH recomenda a manutenção de atenção às áreas de risco, mesmo onde houve redução da inundação, e ações imediatas para restabelecimento da infraestrutura e manutenção de serviços essenciais como o saneamento básico.

Apesar de o lago estar acima da cota de inundação (3 metros no Centro), a Prefeitura de Porto Alegre planeja a limpeza da cidade. Em uma primeira etapa, os trabalhos serão realizados nos 21 bairros mais atingidos pela enchente e incluirão raspagem e remoção de terra e lodo, lavagem das ruas e avenidas, recolhimento de resíduos e entulhos como móveis inutilizados pelas águas.

Vinte equipes começarão a limpeza, à medida que as águas baixarem. A previsão é de contratação emergencial de 55 equipamentos, entre caminhões, carretas, pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas. A prefeitura informou, em postagem nas redes sociais, que vai precisar de equipamentos e ajuda voluntária, além da estrutura e equipes própria.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.