ECONOMIA

Petrobras derrete na Bolsa de NY após demissão de Prates

Para o posto de Prates, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a engenheira Magda Chambriard

Por Tamara Nassif | 4 dias atrás | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Agência Brasil

Por volta das 8h40, os papéis da Petrobrás desabavam 8,39%, com analistas interpretando a saída de Jean Paul Prates como um sinal ruim para o mercado
Por volta das 8h40, os papéis da Petrobrás desabavam 8,39%, com analistas interpretando a saída de Jean Paul Prates como um sinal ruim para o mercado

O ADR (American Depositary Receipt) da Petrobras começou a quarta-feira (15) em forte queda no pré-mercado de Nova York, em resposta à troca de presidência da estatal na última noite. Por volta das 8h40, os papéis desabavam 8,39%, com analistas interpretando a saída de Jean Paul Prates como um sinal ruim para o mercado e um indicativo de que o governo federal poderá intervir mais incisivamente na companhia.

Para o posto de Prates, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a engenheira Magda Chambriard, que comandou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) no governo Dilma Rousseff (PT). "Fica um cheiro no ar de gestão ao estilo de Dilma, algo que vai ser importante acompanhar nos próximos meses. Não foi um bom sinal, considerando o que parecem ser as motivações para a troca de Prates", avalia o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale.

Na avaliação dele, a Petrobras segue sofrendo ingerências preocupantes por parte do governo, a política de precificação não está pacificada e há defasagens acumuladas de preços que terão que ser revistas. Ele ainda argumenta que se trata de mais um ruído do governo nos últimos meses: foi fiscal, monetário e, agora, na Petrobras. Mais cedo nesta quarta, os ADRs desabaram 9,64%, com mínima de US$ 15,08.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.