ALTERAÇÕES NO CHEIRO

Anvisa suspende lotes de detergente Ypê por risco de contaminação

Agência informou que foi identificado desvio durante monitoramento da produção; segundo a fabricante, saúde ou segurança do consumidor não são afetadas

09/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Divulgação

Todas as versões do detergente Ypê tiveram distribuição e uso de alguns lotes suspensos
Todas as versões do detergente Ypê tiveram distribuição e uso de alguns lotes suspensos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de todas as versões do detergente Ypê, da empresa Química Amparo, em razão do "potencial risco de contaminação microbiológica". Em nota, a empresa disse que não o lote não apresenta risco à saúde ou à segurança, mas que pode ter alterações no cheiro. Produtos já foram recolhidos pela empresa.

A medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de terça-feira (7). A resolução foi assinada por Marcus Aurélio Miranda de Araújo, gerente-geral de inspeção e fiscalização sanitária da Anvisa.  A resolução aponta que foi identificado um "desvio" no resultado de análise de monitoramento da produção, o que pode provocar um "potencial risco de contaminação microbiológica".

Em nota, a companhia disse que alguns lotes podem apresentar mudança no cheiro, mas que não há risco à segurança ou à saúde. A empresa comunicou o recolhimento voluntário de todas as versões do produto.

Nota da empresa
"A Química Amparo informa que os lotes de lava louças, objeto da ação voluntária de recolhimento informada pela Anvisa, haviam sido rastreados pelo controle de qualidade da empresa, que iniciou o recolhimento dos itens há mais de um mês, conforme plano previamente submetido à agência reguladora.

Após uma rigorosa análise interna identificou-se, em alguns lotes específicos, a possibilidade de descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato.

Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa.

Além disso, a empresa reforça que a segurança, a qualidade de seus produtos e a atenção aos clientes e consumidores são prioridades desde sua fundação, há mais de 70 anos."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.