FUTEBOL

Palmeiras mantém método de treino em pênaltis mesmo com aproveitamento ruim

Os jogadores estão treinando cobranças desde o início da preparação do duelo, e o departamento de análise de dados está estudando os batedores do Peixe

Por Flavio Latif | 06/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

Cesar Greco/Divulgação SE Palmeiras

Na era Abel Ferreira, o Palmeiras participou de oito disputas de pênaltis e só venceu uma: contra o Atlético-MG
Na era Abel Ferreira, o Palmeiras participou de oito disputas de pênaltis e só venceu uma: contra o Atlético-MG

O fantasma dos pênaltis na era Abel Ferreira não preocupa o Palmeiras para o jogo decisivo contra o Santos, pela final do Campeonato Paulista, neste domingo (7), às 18h (de Brasília), no Allianz Parque. A comissão técnica não preparou nada especial para penalidades para a final. Os jogadores estão treinando cobranças desde o início da preparação do duelo, e o departamento de análise de dados está estudando os batedores do Peixe, mas não há nada de novo em relação às outras preparações.

Na era Abel Ferreira, o Palmeiras participou de oito disputas de pênaltis e só venceu uma: contra o Atlético-MG, nas quartas de final da Copa Libertadores de 2022. Internamente, o discurso alviverde é de que a equipe tem um bom goleiro (Weverton) e bons batedores.

Weverton tem números similares a Marcos, um dos maiores pegadores de pênaltis da história do Palmeiras. O goleiro defendeu 10 cobranças de 57 (um aproveitamento de 17,5%). Marcos fez 17 defesas em 91 cobranças (18,6%). Além disso, o camisa 21 alviverde só não defendeu pênaltis em duas disputas: Recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia, e na Supercopa do Brasil contra o São Paulo.

Palmeiras não quer depender das penalidades
O Alviverde quer decidir o jogo no tempo normal e vai aproveitar a força de sua torcida para isso. Nos jogos decisivos dos últimos dois títulos estaduais, o Palmeiras sagrou-se campeão após duas goleadas por 4 a 0 no Allianz Parque: contra o São Paulo e o Água Santa.

Em 2024, o Palmeiras só teve três jogos para disputar no Allianz Parque: Inter de Limeira (3-2), Santos (2-1) e Novorizontino (1-0, na semifinal). O aproveitamento do time jogando em casa no passado foi de 76,04% e a convocação de Abel aos torcedores valeu a pena - não há mais ingressos a venda.

O Peixe venceu o jogo de ida por 1 a 0 na Vila Belmiro, e pode ser campeão com um empate. Se a partida acabar com uma vitória alviverde por um gol de diferença, o título será definido nos pênaltis.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.