BRASIL

Com gol de Endrick, Dorival estreia com vitória e interrompe má fase da seleção

Na estreia de Dorival Júnior no comando da seleção, o Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0 com gol de Endrick em um Wembley lotado por mais de 83 mil torcedores.

Por Cézar Feitoza | 23/03/2024 | Tempo de leitura: 4 min
da Folhapress

Reprodução/X/Rafael Ribeiro/CBF

Endrick, de 17 anos, empurrou a bola para a rede do goleiro inglês Pickford em seu primeiro toque na bola
Endrick, de 17 anos, empurrou a bola para a rede do goleiro inglês Pickford em seu primeiro toque na bola

Na estreia de Dorival Júnior no comando da seleção, o Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0 com gol de Endrick em um Wembley lotado por mais de 83 mil torcedores.

O jovem atacante do Palmeiras, de 17 anos, empurrou a bola para a rede do goleiro inglês Pickford em seu primeiro toque na bola. Ele aproveitou o rebote após chute de Vinícius Júnior. É o primeiro gol de Endrick pela seleção principal.

Com a vitória, a seleção brasileira interrompe uma sequência de más atuações e resultados negativos que traziam pressão ao estreante Dorival Júnior mesmo em uma partida amistosa.

O primeiro tempo intercalou períodos de domínio inglês e brasileiro. O Brasil, porém, foi quem criou as melhores chances e ficou mais perto de abrir o placar.

Aos 8 minutos, Rodrygo fez boa jogada e teve o chute defendido por Pickford. Três minutos depois, Lucas Paquetá armou belo contra-ataque com passe por cima da defesa para Vinícius Júnior --dupla que se conhece bem desde os tempos da base do Flamengo.

O ponta-esquerda do Real Madrid cortou o goleiro Pickford, mas finalizou fraco. Um de seus principais oponentes na Europa, o lateral-direito Kyle Walker tirou a bola quando ela se aproximava da baliza.

Paquetá chutou na trave aos 34; Raphinha também perdeu na cara do goleiro após erro de Harry Maguire, zagueiro do Manchester United conhecido pela falta de jogo de cintura.

A Inglaterra também foi perigosa, especialmente nas jogadas aéreas: foram quatro bolas alçadas na área do goleiro Bento que geraram chances aos ingleses.

O time de Gareth Southgate passou a ter o domínio da partida a partir dos 20 minutos, quando o meio-campista Bellingham se aproximou do ponta Phil Foden no lado direito do ataque inglês.

O ponta Anthony Gordon, do milionário Newcastle, criou outras duas jogadas perigosas para os ingleses. Watkins quase chutou sozinho na área, aos 17, mas o estreante Fabrício Bruno tocou na bola antes e livrou o Brasil do primeiro gol.

O segundo tempo não teve tantas chances criadas pelos dois times. As substituições de estrelas de ambas as seleções, com as saídas de Bellingham e Rodrygo, diminuíram a habilidade, mas trouxeram jogadores descansados, e o jogo ganhou outro ritmo.

O gol saiu após uma roubada de bola de Andreas Pereira no meio de campo. Ele tocou a bola pelo alto para Vinícius Júnior, que brigou com os zagueiros e tocou na saída de Pickford.

O goleiro inglês defendeu o primeiro chute, mas a bola foi em direção ao jovem Endrick, que só a empurrou para o gol.

O atacante brasileiro comemorou de forma efusiva e foi saudado por todos os colegas titulares.

Com uma seleção cheia de jogadores lesionados, inclusive com o corte do volante Casemiro, o capitão escolhido por Dorival para o time foi o lateral-direito Danilo --o jogador mais experiente da atual convocação, com 32 anos.

Os jogadores brasileiros estrearam contra a Inglaterra as novas camisas da seleção. Eles vestiram o uniforme alternativo, azul, que agora possui alto relevo e o escudo centralizado.

A camisa ainda tinha, num dos braços, um patch em homenagem ao Zagallo. Mario Jorge Lobo levantou o troféu da Copa do Mundo --duas vezes como jogador (1958 e 1962), uma como técnico (1970) e uma como coordenador (1994).

Ele morreu em janeiro deste ano, aos 92 anos, por falência múltipla de órgãos.

Dorival Júnior assumiu o comando da seleção após engatar três bons trabalhos em clubes brasileiros nos últimos dois anos: Ceará, Flamengo e São Paulo.

Ele, porém, foi o plano B da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Os dirigentes negociavam a contratação do técnico Carlo Ancelotti, hoje no Real Madrid.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, chegou a anunciar o interesse em acertar com Ancelotti, e dirigentes ligados à confederação anunciavam nos bastidores um acerto verbal com o italiano.

O treinador acabou recebendo uma proposta de renovação com o clube merengue e decidiu permanecer em terras europeias. Como Dorival foi um dos técnicos em destaque nos últimos anos no Campeonato Brasileiro, ele acabou sendo escolhido para a função.

Ficha Técnica
Competição: Amistoso
Local: Wembley, em Londres, na Inglaterra
Data e hora: 23 de março de 2024, sábado, às 16h
Árbitro: Artur Soares Dias
Assistentes: Paulo Soares e Pedro Ribeiro
VAR: Tiago Martins
Amarelos: Bellingham, Lucas Paquetá
Vermelho: Não houve
Gol: Endrick, do Brasil, aos 35 minutos do segundo tempo.

Inglaterra: Pickford; Walker (Konsa), Ben Chilwell (Dunk), Rice e Harry Maguire (Gomez); John Stones, Bellingham (Bowen) e Conor Gallagher (Mainoo); Watkins, Foden e Anthony Gordon (Rashford). Técnico: Gareth Southgate

Brasil: Bento, Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Vini Jr, Rodrygo (Endrick) e Raphinha. Técnico: Dorival Junior

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.