FUTEBOL

Brasil é vice na Copa Ouro e segue sem vencer EUA em finais desde 2007

A seleção brasileira fez um jogo acirrado contra os Estados Unidos, mas perdeu para as donas da casa por 1 a 0

Por Lucas Bombana | 11/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

Reprodução/Instagram

Essa foi a quinta final entre as duas seleções, com quatro vitórias dos Estados Unidos
Essa foi a quinta final entre as duas seleções, com quatro vitórias dos Estados Unidos

Não foi dessa vez que o Brasil voltou a vencer os Estados Unidos em uma final no futebol feminino. Na decisão da Copa Ouro realizada neste domingo (10), a seleção brasileira fez um jogo acirrado contra os Estados Unidos, mas perdeu para as donas da casa por 1 a 0.

O único gol do jogo saiu nos acréscimos do primeiro tempo, marcado pela meia Lindsey Horan, do Lyon, que fez de cabeça de dentro da área após receber cruzamento da direita. O jogo foi acompanhado por 30.528 torcedores no estádio Snapdragon, em San Diego, na Califórnia.

Essa foi a quinta final entre as duas seleções, com quatro vitórias dos Estados Unidos. Em 2000, as duas equipes também se enfrentaram na final da Copa Ouro, quando as norte-americanas venceram pelo mesmo placar de 1 a 0.

As duas seleções também se enfrentaram na final dos Jogos de Atenas-2004 e Pequim-2008, com vitória dos Estados Unidos em ambas na prorrogação por 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente. A única vitória do Brasil em finais contra as norte-americanas foi nos Jogos PanAmericanos de 2007, no Rio de Janeiro, por 5 a 0, quando Marta e Cristiane marcaram duas vezes cada. Daniela Alves completou o placar.

A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi em fevereiro de 2023, pela SheBelieves Cup, quando os Estados Unidos venceram por 2 a 1.

Ao longo da história, Brasil e Estados Unidos se enfrentaram 30 vezes, com 24 vitórias das norte-americanas, apenas três do Brasil e quatro empates. A última vitória da seleção brasileira havia sido em dezembro de 2014, por 3 a 2, com os três gols da equipe anotados pela rainha Marta, em jogo no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Na primeira competição após a chegada do técnico Arthur Elias, em setembro do ano passado, a seleção brasileira fez uma campanha positiva até a final, com cinco jogos e cinco vitórias. Nas quartas de final, as brasileiras golearam as rivais argentinas por 5 a 1, e nas semifinais, fizeram 3 a 0 contra o México.

A seleção dos Estados Unidos venceu a Colômbia nas quartas de final por 3 a 0 e superou o Canadá nos pênaltis nas semifinais. O próximo compromisso da seleção é a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, que começam no dia 26 de julho, com o Brasil de Arthur Elias em busca do ouro inédito no futebol feminino.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.