DECLARAÇÃO

Pacheco cobra retratação de Lula por comparação com Holocausto

O presidente do Senado cobrou uma retratação do presidente Lula (PT) pela comparação entre a situação dos palestinos na Faixa de Gaza com a de judeus durante o Holocausto.

Por Matheus Teixeira e Thaísa Oliveira | 20/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Jefferson Rudy/Agência Senado

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou nesta terça-feira (20) uma retratação do presidente Lula (PT) pela comparação entre a situação dos palestinos na Faixa de Gaza com a de judeus durante o Holocausto.

"Ainda que a reação feita pelo governo de Israel venha a ser considerada desproporcional, excessiva, violenta, indiscriminada, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo", disse Pacheco.

"Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada, pois o foco das lideranças mundiais deve estar na resolução do conflito entre Israel e Palestina."

A declaração de Pacheco ocorreu no plenário do Senado, durante a sessão desta terça. O senador afirmou que a ação de Israel deve ser analisada pelas "instâncias próprias, da comunidade internacional, como a Corte Internacional de Justiça da ONU".

"Não podemos compactuar com as afirmações que compararam a ação militar que está ocorrendo na região neste momento com o Holocausto, o genocídio contra o povo judeu perpetrado pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial."

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Freitas
    21/02/2024
    Pelos comentários nota-se que a educação de parte do povo brasileiro está no mesmo nível do atual mandatário, que nem cursou o ensino médio. Todos sabem que ele falou isso justamente porque é o que acredita. Está lado a lado a ditadores e terroristas. Tanto que o hamas fez até notinha. A maioria do povo brasileiro condena a fala e se sente envergonhada por essa asneira dita pelo maior corrupto do Brasil.
  • Gislaine
    21/02/2024
    Lula tem razão no que disse e não tem que se retratar coisa alguma!
  • nilton antonio gomes
    21/02/2024
    Lula calado é um poeta.
  • jaques campos
    21/02/2024
    A comparação de Lula e perfeitamente cabivel, pois a faixa de Gaza se configura como um campo de concentração a ceu aberto onde o genocida tem t45odo dominio da situação e vem bombardeando e atacando por terra com o exercito hospitais, escolas, edificios residenciais com grande mortandade de crianças, mulheres, pessoas idosas deixando grande numero de feridos. E pois um genocidio. A fala de Lula foi oportuna e necessaria para denunciar de forma corajosa este morticinio. Esse Pacheco e um pusilanime que põe panos quentes num crime tão grave.
  • Geraldo
    21/02/2024
    Estão deturpando o que Lula disse! E quem fez arminha, enfia ela onde quiser, mas Lula tem razão no que disse!