TECNOLOGIA

Golpes de Natal e festas de fim de ano!

Por José Milagre | 23/12/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Como evitar sites e ofertas falsas?

Com o avanço da tecnologia, criminosos utilizam a inteligência artificial e uma variedade de ferramentas para clonar sites e fazer com que o consumidor acredite que o site oficial esteja com uma mega promoção. Os criminosos fazem hospedagens protegidas e sobem portais idênticos, o que acaba prejudicando milhares de pessoas. Redobre a atenção com sites acessados a partir de buscadores, pesquise a reputação do site nos buscadores como o Reclame Aqui, pesquise sobre processos judiciais, sites do Procon e inúmeros outros serviços. Pesquise com calma! Evite comprar em sites com pouco tempo de criação, sem comentários ou apenas comentários positivos, nada agrada a todos e os bandidos compram até "bons testemunhos" para passar a impressão de site seguro.

Cuidado com marketplaces em redes sociais e Apps

Alguém já te enviou um link de alguma loja em promoção, ou você mesmo já viu uma enquanto navegava pela internet? Cuidado! Muitos links que oferecem produtos com valores atrativos, por sua maioria são impulsionados com tráfego pago por criminosos que oferecem ofertas falsas. Do mesmo modo, redobre a atenção com ofertas de produtos ou grupos de compra e venda. Prefira comprar sempre em sites e aplicativos oficiais. Não é porque você acessa um site acreditando que ele é verdadeiro, que ele realmente seja. Criminosos conseguem implementar facilmente criptografia de tráfego em sites, formando uma espécie de "maquiagem" e fazendo com que o consumidor acredite que seja verdadeiro. Um site com criptografia não faz com que ele seja autêntico, somente faz com que o tráfego seja encriptado. Você pode utilizar o serviço https://who.is/ para pesquisar sobre os responsáveis.

Sempre analise o site e garanta sua segurança

Análise detalhes do site, veja se tem contato físico e sempre consulte o CNPJ da empresa. Certifique se possui telefone e e-mail para contato. Sempre desconfie de lojas com telefone celular como único meio de contato, domínios internacionais, sem dados empresariais e principalmente, os que oferecem meios de pagamento somente por meio de Pix ou Boleto. Fique atento às ofertas. Confira sempre os dados de pagamento antes de concluir a compra e jamais compre em lojas onde a conta indica outro destinatário diverso. Prefira sempre meios seguros de compras, e mantenha contato com seu banco para eventual acionamento do MED ou cancelamento de compra realizado em cartão. Preserve as provas, registre ocorrência, acione o banco ou as operadoras de cartões para o cancelamento do pix ou transição, e procure ajuda especializada para reparação dos valores furtados.

App "Celular Seguro" do Governo Federal

Na última terça feira (19/12), o Governo Federal criou o aplicativo para facilitar o contato de vítimas com as instituições financeiras e operadoras de telefonia. A ferramenta permite o registro de ocorrências em caso de furto ou roubo de aparelhos celulares e dispara um alerta generalizado para as empresas parceiras do App que realizarão as medidas necessárias para evitar que o dano se concretize. Para fazer uso é preciso se cadastrar pelo https://celularseguro.mj.gov.br/ ou aplicativo. Fiz também um vídeo explicando os detalhes, não perca https://www.youtube.com/watch?v=K5uuhwQ3hAI

Fale conosco

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Envie seu comentário ou sugestão para consultor@josemilagre.com.br e não se esqueça de se inscrever no Youtube (http://www.youtube.com/josemilagre) ou pelo instagram (@dr.josemilagre).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.