TECNOLOGIA

Tesla sofre vazamento de dados

Por José Milagre | 16/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Um ex-funcionário da famosa companhia de tecnologia, Testa, divulgou que cerca de 75 mil dados de trabalhadores foram expostos após uma série de irregularidades internas acontecerem. A empresa esclareceu que todos os dados foram vazados por dois antigos colaboradores que foram desligados da montadora, e que, além de dados dos trabalhadores, dados do próprio CEO, Elon Musk, também foram expostos.

O que vazou?

As informações que vieram a público contêm o nome, CPF, endereço, número de telefone, registros relacionados ao emprego e números da Previdência Social. O fato demonstra que até mesmo os líderes de mercado podem sofrer com exposição, reforçando o que já se sabe, que, na maioria dos casos, advêm, não de "erro" mecânico, mas humano.

Entre os dados vazados, também contém reclamações de clientes da Tesla, onde expõem mais de 23 mil documentos internos da montadora. O diretor de privacidade de dados da Tesla, Steven Elentukh, veio a público se explicar. "A investigação revelou que dois ex-funcionários da Tesla se apropriaram indevidamente das informações em violação das políticas de segurança de TI e proteção de dados e as compartilharam com a mídia. A Tesla entrou com ações judiciais contra os responsáveis pelos vazamentos".

Legislação

Assim como a LPGD, na Legislação Norte Americana, a American Data Privacy Protection Act (ADPPA), também traz punições aos responsáveis por divulgação irregular de dados pessoais, resguardada as peculiaridades da norma local.

Lançamento do Robô "Optimus Gen 2"

Em meio às últimas polêmicas envolvendo a companhia, a Tesla veio a público em 13/12/2023, anunciar o modelo 2.0 do modelo Robô Optimus Gen. A empresa garante que a nova versão do humanoide consegue andar 30% mais rápido, dançar e suas mãos apresentam mais sensibilidade.

A empresa deu detalhes de que o Optimus Gen pesa cerca de 63 kg, 10 quilos a menos do que a versão antiga, e mede 1,73 m de altura, contendo câmera nos olhos e microfone. Em sua nova versão, o robô apresenta semelhanças a um ser humano como seus pés e mãos e movimentos mais naturais.

Em um dos vídeos de apresentação, o robô impressiona com sua sensibilidade, após conseguir manusear ovos facilmente e também dançar, mostrando que tem flexibilidade em seus movimentos.

Quer adquirir?

Quem deseja adquirir um desses robôs humanoides terá que desembolsar US$ 20 mil (cerca de R$100 mil). O objetivo da empresa é produzir milhões e disponibilizar para o público geral até 2027.

Fale conosco

E você, o que acha da situação atual da Testa? Gostou das inovações trazidas pela nova atualização do Robô Optimus Gien 2?

Envie seu comentário ou sugestão para consultor@josemilagre.com.br e não se esqueça de se inscrever no Youtube (http://www.youtube.com/josemilagre) ou pelo instagram (@dr.josemilagre).

JM Advocacia: www.direitodigital.adv.br Instragram: @direitodigital.adv.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.