TECNOLOGIA

Seu aplicativo bancário pode estar vulnerável!

Por José Milagre | 07/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Repleto de denúncias, o Instituto de Defesa do Consumidor, IDEC, decidiu investigar os aplicativos bancários sujeitos ao “golpe da mão fantasma”. As denúncias são de que os aplicativos podem ser controlados remotamente por apps de criminosos, sem qualquer barreira ou controle.

Testou
O Idec então testou os aplicativos e... Qual não foi a surpresa? Com exceção do Banco Itaú, todos os outros aplicativos, dos outros bancos, expuseram fragilidades e puderam ser controlados remotamente por Apps. O App do Banco Itaú não só bloqueou o aplicativo, mas exibiu uma mensagem de que aquilo poderia ser um golpe.

Os demais...
Os demais bancos falharam no teste. O relatório do Idec pode ser utilizado por vítimas para reaver o dinheiro perdido por fraude e pode ser acessado em https://idec.org.br/release/idec-testa-aplicativos-de-bancos-e-aponta-fragilidade-contra-golpe-do-acesso-remoto

Se comprometeram
Os bancos se comprometeram em adotar medidas de segurança para reduzir os riscos. Para o IDEC a decisão de alguns bancos em não bloquear efetivamente o acesso remoto é um grande erro, pois só assim o consumidor ficará totalmente seguro.

Como funciona o golpe?
A vítima recebe uma mensagem, ligação ou um SMS de que uma transação foi feita sem autorização, e ao ligar no número para cancelar, recebe do “falso” gerente um link de um aplicativo para realizar o cancelamento. Ao instalar o aplicativo, a tela do celular fica preta ou “processando” e a pessoa não consegue mais controlar o celular. Neste espaço de tempo, o criminoso tira todo o dinheiro da vítima, controlando o app bancário pelo código malicioso instalado.

O que diz a Lei?
O Código de Defesa do Consumidor prevê no art. 14 a responsabilidade da instituição financeira. Além disso, a Súmula 479 do STJ deixa claro a responsabilidade de instituições financeiras por fraudes no âmbito de seus serviços.

Relatório e modelo de petição
Além do relatório, o Idec disponibiliza um modelo de petição para as vítimas destes crimes ligados ao celular invadido. Acesse https://idec.org.br/golpe-do-celular-invadido para baixar gratuitamente.

Youtube
No meu canal do Youtube, nesta semana, inúmeros vídeos novos! Inclusive preparei um vídeo sobre o tema da nossa coluna, o golpe do acesso indevido e controle remoto do aplicativo bancário, com dicas de segurança digital. Acesse https://www.youtube.com/watch?v=tJgJGJSoN9o&t=1s e não deixe de se inscrever para receber conteúdo semanal exclusivo.  Envie sua mensagem para consultor@josemilagre.com.br com dicas, pautas, críticas e sugestões de temas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.