OPINIÃO

Jundiaí na vanguarda da reciclagem

Por Luiz Fernando Machado | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Fotógrafo PMJ

A reciclagem dos resíduos sólidos é um dos grandes desafios dos municípios brasileiros. Apesar do grande potencial para o reaproveitamento do lixo, ainda hoje apenas 4% desses materiais são enviados para esse processo nas nossas cidades. Países como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia já alcançam 16% de reciclagem e a Alemanha chegou a um índice de 67%. 

Aprovado em abril do ano passado, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) trouxe como meta o aproveitamento de 50% dos resíduos sólidos nos próximos 20 anos. A proposta é valorizar o lixo gerado por meio de reciclagem, compostagem, biodigestão e recuperação energética.

Esses números reforçam o papel vanguardista de Jundiaí no país. Hoje, a coleta seletiva é realizada duas vezes por semana em 100% dos bairros do município, totalizando 650 toneladas/mês. E 33% dos resíduos são reciclados, um dos maiores índices do Brasil.

O nosso sistema on-line de gerenciamento de resíduos volumosos e da construção civil é motivo de muito orgulho. Ele é modelo para outros municípios em todo o país. Afinal, reaproveitamos quase 100% de todo esse material, transformando em subprodutos utilizados nas vias não pavimentadas, em insumos de obras, além da fabricação de artefatos de concreto ecológico. Em quatro meses, contabilizamos uma economia de quase R$ 360 mil aos cofres públicos.

Os resíduos orgânicos de podas de árvores são outro exemplo de reaproveitamento inteligente que estamos propagando para outras cidades. Eles são triturados no nosso Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS) e, posteriormente, utilizados como adubo pelos nossos agricultores e na manutenção das nossas praças. 

Na educação, a sustentabilidade é um tema transversal nas escolas do município. Afinal, qualidade de vida é o pilar central para o nosso propósito de Cidade das Crianças. A destinação adequada dos nossos resíduos sólidos faz toda a diferença na melhoria da saúde e na urbanidade de Jundiaí. 

A nossa Escola de Educação Ambiental, conduzida pela equipe de Limpeza Pública da Prefeitura de Jundiaí, reforça a importância da reciclagem para as crianças da rede pública e particular da cidade. O Programa “Guardiões da Natureza” já recebeu mais de 4 mil alunos, que se transformam em multiplicadores da nossa mensagem. Na maioria das vezes, são nossos filhos que introduzem conceitos de reciclagem nas nossas casas e até mesmo orientam os pais no descarte adequado do lixo residencial.

Tenho certeza de que estamos construindo uma herança valiosa para as novas gerações. Além de contribuirmos para a formação de cidadãos conscientes da importância da preservação do planeta, oferecemos um legado de possibilidades de cuidados com o meio ambiente. Assim, cumprimos o nosso compromisso de atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e damos a nossa contribuição para um mundo melhor.


Luiz Fernando Machado é prefeito de Jundiaí.

Comentários

Comentários