LANÇAMENTO

Ana Rita Nalini lança livro abordando Greenwashing 

Por Redação |
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Divulgação
 A inspiração para o livro nasceu de sua dissertação de mestrado em Direito Empresarial
 A inspiração para o livro nasceu de sua dissertação de mestrado em Direito Empresarial

No próximo dia 3 de setembro, às 18h, a Livraria da Vila do JK Iguatemi, em São Paulo, recebe o lançamento do livro de Ana Rita Nalini, advogada com quase 15 anos de experiência no setor corporativo ambiental. A obra promete provocar reflexões importantes sobre a atuação empresarial no Brasil diante das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), abordando de forma crítica o fenômeno do greenwashing e a necessidade de alinhar o discurso empresarial à prática concreta.

Segundo Ana Rita, a inspiração para o livro nasceu de sua dissertação de mestrado em Direito Empresarial, defendida no ano passado, e de sua vivência no ambiente corporativo. “Vi durante esses anos a evolução da postura do empresariado com a preocupação não apenas ambiental, mas social e de governança. Entretanto, é preciso lembrar que o cumprimento das obrigações legais não é mérito, mas um dever. É necessária uma atuação genuína e transformadora das empresas”, afirma.

O livro questiona a falta de autenticidade em algumas práticas adotadas por empresas sob a bandeira do ESG, lembrando que a Constituição Federal brasileira já estabelece, de forma clara, os parâmetros da ordem econômica no país, incluindo a proteção ambiental, social e ética empresarial. Para a autora, isso significa que a atividade econômica, sobretudo quando exercida por companhias transnacionais, deve se submeter a esses limites constitucionais.

O processo de escrita, segundo a autora, foi também um aprendizado pessoal. “Foi um trabalho que exigiu coragem. Muitos colegas da área ambiental me diziam: ‘Afinal, é um marketing e precisamos vender o nosso trabalho, não?’ Mas eu tive a certeza de que estava no caminho certo. O período de estudos na Universidade de Roma, no ano passado, trouxe ainda mais solidez à pesquisa, com contribuições de acadêmicos de altíssimo nível.”

Ao pensar no público leitor, a advogada buscou uma linguagem acessível e próxima, capaz de dialogar não apenas com especialistas em Direito. “Quero atingir a população em geral. Menos juridiquês e mais proximidade do leitor. Quero que o leigo conheça a Constituição Federal”, explica.

Em uma frase, Ana Rita resume a essência do trabalho: “Os direitos fundamentais estão previstos na Constituição Federal e não são opção: são o limite inegociável que toda atuação pública e privada deve respeitar.”

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