PELA ORDEM

Câmara discute inclusão do PEAMA como política pública definitiva

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
PEAMA em pauta na sessão de hoje (5), da Câmara Municipal
PEAMA em pauta na sessão de hoje (5), da Câmara Municipal

Nesta terça-feira (5), a Câmara Municipal discute e vota o Projeto de Lei que passa a considerar o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) como política permanente. Atualmente, o PEAMA oferece gratuitamente 16 modalidades, como atividades náuticas, atletismo, bocha, caminhada, capoeira, ciclismo, corrida de rua, dança, escola da bola, futsal, ginástica rítmica, goalball, karatê, musculação, natação e tênis de campo, contribuindo para a formação de atletas e treinadores com títulos expressivos no cenário mundial e paralímpico. Ao longo dos seus 29 anos, o PEAMA já atendeu mais de 1.500 pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas e pessoas com transtorno mental e do espectro autista de Jundiaí e região. O projeto tem autoria do Poder Executivo e a tendência é que seja aprovado.

Transporte público
Nesta quarta-feira, a partir das 18h, a Prefeitura de Jundiaí promove audiência pública que discutirá a nova concessão do transporte coletivo urbano. O encontro será na Câmara Municipal e haverá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara. Além da audiência, a Prefeitura também disponibiliza em seu site oficial um formulário online para a população contribuir com sugestões ou críticas.

Jundiaí - São Paulo
Nesta segunda-feira (4), membros do Legislativo jundiaiense estiveram em Paraisópolis, na cidade de São Paulo, para conhecer o G10 Favelas – um bloco de líderes e empreendedores de impacto das favelas brasileiras. A visita teve o objetivo de conhecer projetos de combate à vulnerabilidade, como o fomento de vagas de emprego direto na favela, geração de renda, comunicação, mentorias, entre outros. Estiveram na visita os vereadores Edicarlos Vieira (União) e Zé Dias (Republicanos). Representantes da prefeitura e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) também participaram.

Em queda
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 5,09% para 5,07% este ano. É a décima redução seguida na estimativa, publicada no Boletim Focus desta segunda-feira (4). A pesquisa é divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.Para 2026, a projeção da inflação variou de 4,44% para 4,43%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 4% e 3,8%, respectivamente.

Liberado com ressalvas
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o senador Marcos do Val (Podemos-ES) extrapole o horário das 19h para recolhimento noturno se isso for necessário para que participe de sessões do Senado. Para isso, o senador deverá justificar em até 24 horas a permanência no Senado além das 19h, conforme a decisão do ministro. Do Val foi alvo nesta segunda-feira (4) de medidas cautelares impostas por Moraes, como o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento noturno entre as 19h e as 6h, bem como aos fins de semana e feriados, entre outras.

Comentários

Comentários