ACESSIBILIDADE

Prefeitura retoma construção da piscina adaptada do Bolão

Por REDAÇÃO | PREFEITURA DE JUNDIAÍ
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO PMJ
A nova piscina pública será semiolímpica, com 25 metros de comprimento, 12 metros e 50 de largura e 1 metro 50 de profundidade
A nova piscina pública será semiolímpica, com 25 metros de comprimento, 12 metros e 50 de largura e 1 metro 50 de profundidade

A Prefeitura através das Unidades de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e com apoio da DAE, retomou as obras da piscina adaptada do Complexo Aquático Devanir Penteado Junior, que fica no CECE Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, e que estava paralisada dede 2023. Segundo o Departamento de Obras da UGISP, o prazo estimado para a conclusão é de 240 dias (8 meses).

A nova piscina pública será semiolímpica, com 25 metros de comprimento, 12 metros e 50 de largura e 1 metro 50 de profundidade.

O prefeito Gustavo Martinelli realizou uma visita às obras e destacou o compromisso da gestão em melhorar a infraestrutura urbana e promover a inclusão social. “A piscina adaptada é um espaço essencial para que todos possam usufruir desse equipamento público. Nós vamos dar mais oportunidades e proporcionar aos assistidos pelo PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) uma piscina que ofereça todas as condições necessárias para aprendizagem e melhoria na qualidade de vida", afirmou Martinelli.

A gestora da UGEL, Rita Orsi, destacou a importância da piscina adaptada para a inclusão no esporte. “Essa piscina vem como a realização de um grande sonho. Há tempos os educadores esportivos desejam um espaço adequado para aplicar as atividades com mais segurança e conforto, especialmente para crianças e pessoas com deficiência. Estamos felizes com a retomada das obras. Significa melhora nas atividades e aumento da capacidade de atendimento para a população”.

Inclusão

O PEAMA, que hoje utiliza a piscina olímpica do Bolão projeta um crescimento de 25% no número de atendimentos com a nova piscina adaptada.

“Hoje temos 243 alunos matriculados. Com a piscina adaptada conseguiremos atender parte da nossa demanda reprimida e reduzir a lista de espera. Uma segunda piscina pública, totalmente adaptada é um avanço significativo em acessibilidade e mostra o olhar sensível da administração para as pessoas com deficiência”, afirmou a diretora do PEAMA, Vanessa Rancoletta.

O projeto da piscina adaptada contempla elevador, prainha para lava-pés, rampa de acesso com corrimão e profundidade reduzida, o que facilita o trabalho dos educadores esportivos. Ela também poderá ser utilizada pelos alunos iniciantes na modalidade.

“Essa piscina é um equipamento fundamental, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além de melhorar a qualidade do atendimento prestado pelo PEAMA, ela vai permitir ampliar o número de beneficiados. Hoje temos apenas uma piscina pública no município. Ter mais uma significa repensar e melhorar o atendimento oferecido”, ressaltou Felipe Bonança, gerente de projetos da UGEL.

Comentários

Comentários