A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios. Na região, o serviço está disponível em seis muncípios: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí e Louveira (veja endereços no fim da matéria).
A iniciativa amplia de forma significativa a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em localidades sem unidades próprias do instituto. Com mais de 5 mil agências próprias habilitadas em todos os estados do país, os Correios oferecem estrutura pública para viabilizar o esforço coletivo de proteção aos aposentados, promovendo inclusão social e garantindo um atendimento humanizado, seguro e gratuito.
A parceria prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço. A lista completa das unidades habilitadas está disponível no site dos Correios. Na região, o serviços será oferecido nas seguintes agências:
- Cabreúva: rua Conego Motta, Centro
- Campo Limpo Paulista: rua Francisco Miguel, Centro
- Itupeva: rua Emília Muraro Vanini, Parque Amarylis
- Jarinu: praça Dezessete de Abril, Centro
- Jundiaí: rua Petronilha Antunes, Centro
- Louveira: rua Armando Steck, Jardim Niero