
Jundiaí teve um crescimento de 58% no número de mortes no trânsito no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o sistema Infosiga-SP, mantido pelo Detran, o total de óbitos subiu de 12 para 19 entre janeiro e março. Os acidentes envolveram, principalmente, colisões, atropelamentos e choques, com destaque para motociclistas e pedestres como as principais vítimas.
Entre os homens, a participação de mortes com motocicletas se manteve em 42%, mas os atropelamentos cresceram de 17% em 2024 para 21% em 2025. Já entre as mulheres, os dados do ano passado apontavam mais ocorrências com bicicleta (17%) e automóvel (17%). Neste ano, os óbitos se distribuíram entre acidentes com automóvel (11%), motocicleta (11%), ônibus (5%) e pedestres (5%).
Em março de 2025, Jundiaí registrou seis mortes no trânsito, todas entre pessoas de 20 a 64 anos. Metade das vítimas eram pedestres e a outra metade, motociclistas. Os acidentes envolveram colisões e atropelamentos, com vítimas de ambos os sexos. No mesmo mês de 2024, foram quatro óbitos, todos homens com idades entre 34 e 59 anos — dois motociclistas, um pedestre e um ciclista.
O cenário municipal reflete a tendência em todo o estado de São Paulo, que teve no primeiro trimestre deste ano o período mais letal no trânsito da última década, segundo o Infosiga. Apesar da redução no número de acidentes, o índice de mortes aumentou, o que indica maior gravidade nas ocorrências.
Fatores como excesso de velocidade, imprudência ao volante e a falta de proteção adequada a pedestres, ciclistas e motociclistas estão entre as possíveis causas do aumento da letalidade.
Dicas para um trânsito mais seguro
1. Redobre a atenção em cruzamentos e faixas de pedestres
Motoristas devem reduzir a velocidade e manter distância segura ao se aproximarem de áreas de travessia. Pedestres, por sua vez, devem sempre fazer contato visual com o condutor antes de atravessar.
2. Motociclistas: use sempre os equipamentos de proteção
Capacete com viseira, jaqueta com refletivo e calçados adequados são essenciais. Evite manobras entre carros e mantenha velocidade compatível com a via.
3. Evite o uso do celular ao volante e ao caminhar
A distração causada pelo celular é uma das principais causas de atropelamentos e colisões. A atenção deve ser total, seja dirigindo, pilotando ou andando pelas ruas.