10ª EDIÇÃO

Jundiaí inicia Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/PMJ
Abertura contou com apresentação do coral do Centro de Convivência do Idoso (Criju) e da Associação dos Aposentados
Abertura contou com apresentação do coral do Centro de Convivência do Idoso (Criju) e da Associação dos Aposentados

Teve início nesta terça-feira (22), a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, que se estende até quarta-feira (23), é realizado no Auditório Elis Regina, localizado no Complexo Argos (Av. Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens), das 8h às 17h, e reúne representantes da sociedade civil, entidades e poder público em um espaço de diálogo essencial para o futuro das políticas públicas voltadas à população idosa.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência retoma sua realização após um hiato desde 2019 e tem como principal objetivo avaliar e propor diretrizes para a construção de uma cidade mais inclusiva e acolhedora para os idosos.

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Benassi. Em seu discurso, destacou o compromisso da atual gestão com a terceira idade, que representa cerca de 18% da população jundiaiense. “Valorizar a pessoa idosa é investir em um futuro mais justo para todos. Precisamos de políticas públicas que promovam saúde, bem-estar e inclusão, garantindo que os idosos possam envelhecer com dignidade e qualidade de vida”, afirmou o vice-prefeito.

O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), com o apoio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Jundiaí. A programação de abertura foi marcada pela apresentação do coral do Centro de Convivência do Idoso (Criju) e da Associação dos Aposentados, que encantaram o público com interpretações musicais que celebraram a vivência e a força da terceira idade.

Para a presidente do Comdipi, Kelsilene França, o momento é estratégico e necessário para a construção de uma cidade mais sensível às necessidades dos idosos. “A conferência é um espaço para ouvirmos os idosos, entendermos suas necessidades e pensarmos juntos nas soluções. Valorizá-los é garantir acesso a serviços de qualidade, combater a exclusão e promover o respeito à sua história e contribuição para a sociedade.”

A promotora de Justiça responsável pela tutela da pessoa idosa em Jundiaí, Dra. Bianca Reis D’Ávila Luchesi Farias, também participou da abertura e reforçou a importância de pensar o envelhecimento como parte integrante das políticas públicas. “O envelhecimento é uma transformação profunda e silenciosa. Jundiaí tem hoje mais de 83 mil idosos, e precisamos nos organizar para que essa parcela da população tenha acesso a políticas públicas que garantam um envelhecimento saudável e digno.”

Durante sua fala, a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, fez uma reflexão sobre os diferentes cenários do envelhecimento. “Enquanto alguns idosos têm apoio familiar, carinho e estrutura, muitos vivem a solidão, o abandono e a doença. É dever do poder público equilibrar essas desigualdades, oferecendo suporte e políticas que atendam a todos com equidade.”

Entre os participantes, o aposentado Seu José Martins, de 72 anos, elogiou a iniciativa da conferência e a oportunidade de poder contribuir com ideias e propostas. “A gente tem muito a dizer. A experiência que carregamos precisa ser ouvida. Estou aqui para participar, sugerir e também aprender.”

Além de propor diretrizes para a cidade, a conferência também serve como preparação para a XV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Durante o evento, será realizada a eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual, fortalecendo a participação democrática da população idosa.

Confira a programação da quarta-feira (23):
Local: Auditório Elis Regina – Complexo Argos
Horário: 8h às 17h

Manhã:

8h00 – 8h30: Credenciamento e café de acolhida
8h30 – 9h: Apresentação Cultural
9h00 – 10h30: Atividades dos Grupos de Trabalho
8h30 – 14h: Inscrição para candidatura de delegados(as) à XV Conferência Estadual
10h30 – 12h: Deliberação das propostas para os níveis Municipal, Estadual e Federal
12h – 13h: Intervalo para almoço

Tarde:

13h – 15h: Continuação das deliberações
15h – 15h15: Intervalo de café
15h15 – 15h45: Organização para eleição dos delegados
15h45 – 16h30: Apresentação de candidaturas e eleição dos delegados
16h30: Encerramento

Comentários

Comentários