NO POLYTHEAMA

Cia. Jovem abre espetáculos gratuitos da São Paulo Cia. de Dança

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
Cia. Jovem de Dança de Jundiaí faz participação especial na abertura de em ambos os espetáculos
Cia. Jovem de Dança de Jundiaí faz participação especial na abertura de em ambos os espetáculos

O Teatro Polytheama recebe na próxima sexta-feira (25) dois espetáculos gratuitos com a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), um às 15h e outro às 20h. A abertura de ambas as apresentações ficará por conta da Cia. Jovem de Dança, corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí.

A coreografia preparada pelo grupo jundiaiense é a “P.A.Q.U.I.T.A. – Passos Aleatórios Que Um Impulso Te Apresenta”, obra de composição coletiva durante a pandemia e que se inspira nas músicas do balé clássico Paquita. O experimento artístico explora o impulso, a espontaneidade e a reinvenção do clássico sob um olhar contemporâneo e já rendeu à Cia. uma de suas nomeações ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na categoria “Criação”. O grupo jundiaiense tem direção artística de Alex Soares.

Já a SPCD, sob direção artística de Inês Bogéa, apresenta dois programas distintos em cada espetáculo. A apresentação da tarde começa, após a abertura, com “Alvorada”, de Yoshi Suzuki, coreografia que celebra os recomeços, os novos capítulos e oportunidades da vida, o suave deslizar da manhã que convida o corpo e a alma a sentir cada emoção à flor da pele. Em seguida, é a vez de “A Morte do Cisne”, obra de Lars Van Cauwenbergh inspirada na obra de Michel Fokine. O encerramento da tarde ficará por conta de “Casa Flutuante”, coreografia em que Beatriz Hack revela, em cena, diferentes conceitos de “casa” e suas impermanências, em movimentos individuais e de grupo que exploram as relações humanas e interpessoais.

Já à noite, o programa com a SPCD traz outras coreografias, com a repetição de “Alvorada”. A primeira, logo após a Cia. Jovem de Dança apresentar “dos SANTOS”, obra de Alex Soares para a companhia que faz referência a um dos sobrenomes de origem religiosa mais populares, questionando identidades que ajudaram a lapidar a nossa rica e diversa cultura brasileira. E para finalizar, o grupo apresenta “Ataraxia”, de George Céspedes, que, em referência à palavra de origem grega, que significa ausência de perturbação, traz uma coreografia em meio a um jogo de controle e entrega, busca um estado de serenidade imperturbável, no qual a mente se mantém em equilíbrio diante das adversidades. A obra apresenta cena com efeito estroboscópico que pode afetar espectadores fotossensíveis.

Os ingressos gratuitos para ambos os espetáculos poderão ser retirados a partir das 10h30 da quinta-feira (24) nos totens eletrônicos e bilheterias do Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), além da internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

As apresentações da SPCD no município são viabilizadas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet do Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Itaú.

Os detalhes de cada apresentação podem ser conferidos na Agenda Cultural.

Comentários

Comentários