
Nesta sexta-feira (7), foi realizada a primeira reunião do G-11 Finanças, um grupo formado para promover a cooperação intermunicipal e a troca de experiências na gestão fiscal. O encontro ocorreu de forma virtual e reuniu os secretários de finanças de Jundiaí, Louveira, Várzea Paulista, Jarinu, Campinas, Vinhedo e Valinhos. Além destes municípios, também integram o grupo Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itupeva e Itatiba, que não puderam participar da reunião inaugural, mas já sinalizaram sua adesão à iniciativa.
O grupo foi idealizado pelo secretário de finanças de Louveira, Jones Henrique Martins, que conduziu a reunião e ressaltou a importância da união entre os municípios para enfrentar desafios comuns.
“Criamos o G-11 Finanças com o objetivo de fortalecer a governança regional, compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas para a gestão fiscal dos municípios. O intercâmbio entre as cidades é fundamental para otimizar recursos e melhorar a arrecadação sem onerar o contribuinte. Essa primeira reunião já demonstrou o grande potencial do grupo e abriu caminhos para novas iniciativas”, destacou Jones Henrique Martins.
A reunião também foi marcada pelo início da organização do Fórum Regional de Finanças Públicas, um evento que reunirá servidores das secretarias de finanças das 11 prefeituras para capacitações, paineis temáticos e discussões sobre inovação fiscal e políticas tributárias. A proposta foi bem recebida pelos participantes e já começou a ser estruturada.
A secretária de finanças de Valinhos, Rebeca Quijada, destacou que a criação do grupo representa um avanço na articulação regional para enfrentar os desafios financeiros dos municípios.
“Numa iniciativa inédita, os municípios da RMC, da região de Jundiaí e de Itatiba se uniram para formar o G-11 Finanças, com a finalidade de agregar conhecimento e fortalecer esse time de ouro na área das finanças públicas. A troca de conhecimento e cooperação é essencial para que consigamos uma transição harmoniosa com as mudanças que serão implantadas com a Reforma Tributária, que começa a funcionar em 2026.”
Participaram do encontro o secretário de finanças de Jundiaí, José Roberto Rizzoti; o secretário de finanças de Campinas, Aurílio Caiado; o secretário de finanças de Louveira, Jones Henrique Martins; o secretário de finanças de Vinhedo, Rodolfo Pieri; a secretária de finanças de Valinhos, Rebeca Quijada; o secretário de finanças de Várzea Paulista, Hudele da Silva; e a secretária de planejamento de Várzea Paulista, Carla Medeiros. O secretário de finanças de Jarinu, Maurício Bertolotti, também esteve presente na reunião virtual, contribuindo para as discussões.
O G-11 Finanças pretende se reunir periodicamente, com rodízio entre as cidades participantes, para aprofundar discussões sobre equilíbrio fiscal, arrecadação, inovação tributária e planejamento financeiro municipal.