
Uma carreta, que seguia no sentido São Joaquim da Barra a Ribeirão Preto, teve sua carga rompida, resultando no derramamento de 15 mil litros de ácido sulfúrico na faixa da direita do km 374 da Anhanguera, no fim da tarde desta sexta-feira, 14.
Segundo a Entrevias, a carreta trafegava normalmente pela faixa da direita no sentido Ribeirão Preto até chegar ao km 374, por volta das 18h, quando o tanque que transportava o produto perigoso se rompeu, derramando ácido sulfúrico até o km 376, onde o motorista percebeu a situação e conseguiu parar no canteiro lateral direito da via.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e, devido ao forte jato de derramamento do produto, não foi possível conter o vazamento. A equipe precisou aguardar por três horas até que toda a carga de 15 mil litros de ácido sulfúrico fosse derramada.
A via ficou interditada durante esse período e, para a segurança de todos os motoristas que seguiam viagem no sentido Ituverava a São Joaquim da Barra, foi necessário um desvio no km 382, direcionando-os para Morro Agudo. A Anhanguera só foi liberada por volta das 22h.
Equipes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Polícia Rodoviária, Entrevias e uma retroescavadeira estiveram no local realizando a sinalização, segurança e preservação da área. Por volta das 20h, um caminhão-caçamba já havia retirado todo o material contaminado, e uma nova equipe está no local neste sábado, 15, para dar continuidade aos procedimentos de descontaminação.
Equipe realizando a descontaminação do solo na manhã deste sábado.