Cacá Diegues, cineasta brasileiro, um dos fundadores do Cinema Novo, morreu aos 84 anos nesta sexta-feira (14). De acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual ele era membro desde 2018, Cacá morreu no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações durante uma cirurgia.
Diretor de filmes como "Bye bye Brasil", "Deus é brasileiro", "Xica da Silva" e "Tieta do Agreste", Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que contou com nomes como Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni e Joaquim Pedro de Andrade. Ao longo de sua trajetória, seus filmes representaram o país em candidaturas ao Oscar sete vezes, o maior número já alcançado por um cineasta brasileiro.
Cacá Diegues foi casado com a cantora Nara Leão, entre 1967 e 1977, quando a artista faleceu. Em 1981, se casou com a produtora Renata Almeida Magalhães. Deixa também três filhos — os dois primeiros, Isabel e Francisco, de seu casamento com Nara Leão, e Flora, do casamento com Renata. O velório é previsto para esta tarde, em horário a definir.