O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo é referência nacional em atendimento a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) de Jundiaí e Região, com gestão de sistema de saúde integrado, com quatro pronto-atendimentos, SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), SAEC (Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos) e ESF (Estratégia da Saúde da Família). Com 122 anos de história, o hospital não deixou de se engajar ao ESG e constituiu a Agenda 2030, em consonância às 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, que culminou com a publicação do seu primeiro relatório de sustentabilidade.
Segundo o superintendente Matheus Gomes, o hospital iniciou sua jornada à sustentabilidade a partir de levantamentos realizados por consultoria especializada. “Fizemos um completo diagnóstico em todas as áreas, em 2024, com a realização de visitas técnicas e entrevistas profundas realizadas com o apoio de uma consultoria especializada, construímos a Agenda 2030 HSV, um planejamento estratégico que poucas instituições no Brasil e na América Latina, mesmo privadas, possuem, em que foram definidos 17 Objetivos Estratégicos de Sustentabilidade (OES), alinhados à principal diretriz global de Sustentabilidade e ESG, a Agenda 2030 da ONU.”
O hospital também firmou parceria inédita com a Universidade de Campinas (Unicamp) para a realização do primeiro inventário de GEE para medir o real tamanho do impacto ambiental e, a partir dele, determinar quais ações devem ser realizadas para que possa reduzir o impacto negativo no meio ambiente e preparar o HSV para o desafio das mudanças climáticas.
A publicação do relatório de sustentabilidade deve ser feita até o final do ano de 2024 nas redes sociais da instituição. “Ao longo de 2024 alcançamos feitos marcantes dentro da Agenda 2030, publicando nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade, seguindo a diretriz internacional mais utilizada no mundo para demonstrar ao mercado nossos resultados e elevando em muito nosso grau de transparência. Somos um dos poucos sistemas de saúde, especialmente públicos, que publicam esse tipo de relatório, um marco para nossa instituição”, afirmou Matheus.
escolha sua cidade
Jundiaí
escolha outra cidade