O Estado de São Paulo lidera no ranking das melhores rodovias do Brasil, com nove das dez estradas mais bem avaliadas, conforme levantamento divulgado nesta terça-feira (19) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). E três das melhores estradas do país cortam a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).
Em 5º, está a rodovia dos Bandeirantes (SP-348), que passa por Jundiaí, Itupeva e também Cajamar, que não integra a RMJ, mas é município limítrofe com Jundiaí. Em 8º há a rodovia Marechal Rondon (SP-300), que na região é a Dom Gabriel Bueno Paulino Couto (SP-300), passa por Jundiaí, Itupeva e Cabreúva. Já em 10º, há o corredor Dom Pedro I (SP-065), que passa por Jarinu e Itatiba, município que também não é da RMJ, mas faz divisa com Jundiaí.
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O estudo também aponta que oito das dez melhores rodovias paulistas são concedidas. Esse resultado consolida o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, supervisionado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), como referência em investimentos, segurança viária, desenvolvimento econômico e qualidade de vida aos usuários.
Ainda de acordo com o estudo da CNT, quase 80% das rodovias de São Paulo estão em condições satisfatórias, classificadas como ótimo ou bom — o equivalente a 8.112 quilômetros de um total de 10.760.
Veja quais rodovias paulistas estão entre as melhores do país:
- Raposo Tavares (SP-270): supervisionada pela Artesp
- Rodovia dos Tamoios (SP-099): supervisionada pela Artesp
- Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano) (SP-225): supervisionada pela Artesp
- Rodoanel Mário Covas (SP-021): supervisionada pela Artesp
- Rodovia dos Bandeirantes (SP-348): supervisionada pela Artesp
- Via Lagos (RJ-124)
- Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463): administrado pelo DER/SP
- Rodovia Marechal Rondon (SP-300): supervisionada pela Artesp
- Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070): supervisionada pela Artesp
- Corredor Dom Pedro I (SP-065): supervisionada pela Artesp
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024 avaliou criteriosamente as condições das principais vias do país. Para determinar a classificação, foram utilizados três pilares fundamentais como metodologia, que considera:
- Pavimento: A qualidade do pavimento é um fator crucial para a segurança e o conforto dos usuários, impactando diretamente na vida útil dos veículos e nos custos de transporte. São avaliados aspectos como a presença de buracos, rachaduras, ondulações e deformações na superfície da pista.
- Sinalização: A sinalização adequada é essencial para orientar os motoristas, garantir a fluidez do tráfego e prevenir acidentes. A pesquisa analisa a presença, visibilidade e estado de conservação de placas, faixas e outros elementos de sinalização, como tachas refletivas e defensas.
- Geometria da Via: A geometria da via engloba as características físicas da rodovia, como curvas, aclives, declives, acostamentos, pontes e viadutos. Esses elementos influenciam diretamente na segurança e na capacidade da via de suportar o tráfego.