Moradores dos bairros Jardim Maracanã, Morumbi, Bosque da Água Branca e Jardim Ipanema, em Piracicaba, vivem momentos de apreensão. Após as intensas chuvas desta sexta-feira (8), o Ribeirão Piracicamirim registrou uma rápida elevação em seu nível, o que fez soar o alerta entre as famílias da região.
A lembrança da enchente de 2022, que inundou casas e tomou ruas e avenidas, permanece viva, trazendo uma sensação de medo para quem viu o ribeirão transbordar destruindo seus pertences.
Em especial no Jardim Maracanã, a situação foi crítica, com moradores se apressando para remover móveis e eletrodomésticos, enquanto outros foram obrigados a abandonarem suas casas. O ribeirão cheio também tem atraído olhares curiosos: moradores e visitantes se aglomeram nas pontes e passarelas para registrar com seus celulares a beleza das águas do Piracicamirim.
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que, apesar da cheia, o Ribeirão Piracicamirim não tem risco de extravasamento. "Mesmo com o atual nível do ribeirão Piracicamirim, a Defesa Civil informou que não há risco de transbordamento no momento e a situação está controlada", citou.
Ações
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que mantém ações de prevenção aos desastres naturais. Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Piracicaba tem uma comissão coordenada pela Defesa Civil e que reúne todas as secretarias municipais, em parceria com órgãos como Corpo de Bombeiros e CPFL, que traça estratégias e executa ações para enfrentamento, principalmente, de alagamentos - de rios, córregos e de vias -, dá suporte à população atingida e trabalha para restabelecer serviços prejudicados em caso de desastres naturais ou outros para reduzir riscos e danos. O trabalho dessas equipes é constante e intenso quando há ocorrências de tempestades no município. A Defesa Civil acompanha diariamente as previsões de chuva na cidade e se dispõe em caráter de alerta quando há aviso de chuvas intensas e ventos fortes, monitorando rios, córregos, ribeirões e os pontos de alagamento na cidade.
Além da atuação após os desastres naturais, a Prefeitura tem intensificado obras e serviços para prevenir os danos das ocorrências de alagamentos na cidade.
Uma das obras que causou grande impacto no combate aos alagamentos foi o desassoreamento de trechos do ribeirão Piracicamirim, por meio do programa Rios Vivos. Finalizada em junho de 2022, a obra mostrou resultados positivos nas chuvas de verão, e evitou o transbordamento do manancial, principalmente nos bairros Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca e outros vizinhos. O problema com as enchentes no Piracicamirim era antigo e sua resolução era uma reivindicação da população há anos.
Outra obra para evitar o transbordamento do ribeirão Piracicamirim foi executada na avenida Prof. Alberto Vollet Sachs, em frente ao número 2627, com a construção de muro de gabião e contenção de erosão. As obras foram finalizadas em dezembro do ano passado.