As equipes de saúde de Jarinu, entre os dias 4 a 16 de novembro, percorrerão todas as residências da área rural para orientar e vacinar moradores que não tomaram o imunizante contra febre amarela.
A vacina contra a doença também está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, para aplicação sem agendamento, de segunda a sexta-feira.
A ação de porta em porta na área rural será realizada inclusive nos sábados, dias 9 e 16, e no feriado do dia 15 de novembro. O público-alvo são moradores de Jarinu de 9 meses até 59 anos não vacinados contra febre amarela.
Perigo
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre).
Um indicativo de alerta são macacos mortos, pois podem sinalizar a presença do vírus na região. Os macacos não transmitem a febre amarela, mas também se infectam, adoecem e morrem.
Portanto, caso algum munícipe encontre macaco morto, deverá entrar em contato com a Zoonoses de Jarinu via telefone (11) 94364-1868.