EM JUNDIAÍ

Descarte irregular de comprovantes de votação será investigado

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Por um equívoco, os comprovantes foram descartados em lixo comum
Por um equívoco, os comprovantes foram descartados em lixo comum

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vai investigar um caso de descarte irregular de comprovantes de votação em Jundiaí. Segundo informações do site G1, esses comprovantes foram encontrados por um morador, que acionou Polícia Militar na terça-feira (15). Os documentos foram apreendidos e entregues à Polícia Civil.

Ainda segundo o G1, o morador informou que viu o momento em que uma pessoa descartou a caixa na rua. Como a situação parecia suspeita, ele decidiu verificar a caixa e se deparou com os comprovantes de votação.

NOTA DO TRE
Em nota, o TRE-SP declarou que os comprovantes de votação encontrados em Jundiaí foram descartados indevidamente por equívoco do cartório eleitoral. O Caderno de Votação dos mesários contém os comprovantes de votação dos dois turnos - Jundiaí é uma das 18 cidades paulistas em que haverá uma nova etapa de votação no dia 27 de outubro.

Após a votação do dia 6 de outubro, os comprovantes dos eleitores que não compareceram ao primeiro turno foram destacados do caderno e estavam acondicionados para serem descartados oportunamente após o segundo turno, mediante fragmentação e posterior reciclagem. Por um equívoco, foram descartados em lixo comum.

A ausência desses eleitores e eleitoras às urnas já havia sido registrada e processada nos sistemas eleitorais, e o descarte indevido não interfere em nada no resultado do primeiro turno, explica o TRE-SP.

O procedimento de descarte de comprovantes de votação está previsto na Resolução TSE 23.736/2024 (art. 229): “Os comprovantes de comparecimento que permanecerem no Caderno de Votação poderão ser descartados depois de finalizado o processamento dos arquivos de faltosas e faltosos pelo Tribunal Superior Eleitoral”.

Comentários

Comentários