O gerente comercial e atleta de Jundiaí, Fernando Henrique Costa, de 37 anos, vai disputar o Campeonato Mundial de Futins (futebol de patins) pela quinta vez na sua carreira, defendendo as cores da seleção brasileira. O torneio será disputado em novembro, na cidade de Trabzon, na Turquia, e vai reunir 32 seleções.
Fernando conheceu a modalidade assistindo a uma reportagem do Esporte Espetacular, da TV Globo, em 2008, sobre o Mundial que a seleção brasileira disputou na França. “Um ano depois, em 2009, comecei a treinar e, até então, já disputei quatro mundiais: na Itália, em 2010, no Brasil, em 2011, na França, em 2012, e na Holanda, em 2013. Nos três primeiros conquistamos medalha de Bronze e, na última participação ficamos em 4º lugar”, disse o atleta.
Fernando começou a jogar futebol sobre rodas por hobby, em Recife, antes de se mudar para Jundiaí. Quando veio morar aqui na cidade a trabalho, teve que dar um tempo nos treinos com a equipe. Agora, 10 anos após sua última participação em Mundial, ele volta à ativa rumo à tão sonhada medalha de ouro na Turquia. “Esse campeonato era para ter acontecido em 2022, mas houve um terremoto na Turquia e o Mundial acabou sendo adiado. Para essa edição, foram convidados 32 seleções: 10 da Ásia, 10 da Europa, 10 da África e duas das Américas: o Brasil e os Estados Unidos”, explicou.
Treinando em Jundiaí, longe do restante do elenco, Fernando segue firme na preparação para representar o país e diz que espera que o esporte também se torne popular na cidade em que foi acolhido. “Ando de patins há 20 anos e venho treinando aqui em Jundiaí. Para ser sincero, não era para eu ter sido convocado para esse Mundial, por estar mais distante da equipe, mas como jogo na defesa e os dois outros defensores estão lesionados, surgi como uma opção para o treinador. É um time amador, são dois treinos por semana, tiramos recursos dos nossos bolsos para bancar as viagens e estamos lutando por mais apoio. Em Jundiaí tem muitos patinadores, acredito que com a divulgação do esporte podemos ter praticantes na cidade. É uma modalidade interessante e que já tem muitos adeptos no mundo todo”.
COMO JOGAR?
Também conhecida como roller soccer, roller foot, football skating ou até futebol de patins, a modalidade nasceu no Reino Unido, em meados de 1882. No Brasil, o esporte surgiu em 1996, em Pernambuco, pelo servidor público Almir Falcão, e hoje vem se espalhando por várias partes do país.
O futins é disputado em quadras de futsal. As equipes são mistas, ou seja, formadas por mulheres e homens no mesmo elenco. Cada partida é composta por cinco titulares e reservas sem limite de substituição.
As regras básicas são a proibição de dar carrinho; goleiro usa somente os pés e corpo, sendo proibido o toque com a mão; as faltas são cobradas por tiro direto e o atleta não joga se estiver caído. Os atletas devem utilizar o modelo de patins em linha ou sem intervalos.