MORADIA

Jundiaí foi classificada como a terceira melhor cidade do Brasil

O levantamento foi realizado pelo portal Gazeta do Povo, deixando a cidade atrás de São Caetano do Sul - SP e Fernando de Noronha - PE

Por Da Redação | 3 dias atrás | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Jundiaí

Em ranking do portal Gazeta do Povo, Jundiaí ganhou destaque nacional e ocupa a terceira colocação no ranking de melhores cidades do Brasil para morar

Divulgação
Divulgação

O 5º maior país do mundo com mais de 8,5 milhões de km², o Brasil apresenta dimensões continentais e diferentes realidades em cada um dos 5.570 municípios que fazem parte do território. Com toda a sua infraestrutura, força econômica, qualidade de vida e oferta de serviços públicos, Jundiaí novamente ganha destaque nacional e ocupa a terceira colocação no ranking de melhores cidades do Brasil para morar. O levantamento foi realizado pelo portal Gazeta do Povo, que compilou dados oficiais para chegar ao resultado.

O estudo inclui dez categorias – Educação, Taxa de homicídios, Saúde, Economia, Infraestrutura, Expectativa de vida, Mortes no trânsito, Suicídios, Cultura e Famílias em situação de rua – com um total de 21 indicadores. O compilado garantiu a Jundiaí a nota 7,61, ficando atrás apenas de São Caetano do Sul – SP (7,77) e Fernando de Noronha – PE (7,73). A nota média das cidades é de 5,66. Apenas 169 municípios alcançaram sete ou mais pontos.

“É um orgulho muito grande ver que os investimentos e o planejamento da gestão colocam Jundiaí, cada vez mais, em posições de destaque nos mais variados rankings nacionais. A nossa cidade avança sem deixar as pessoas para trás. O resultado é fruto da qualidade da nossa saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda. O foco é a garantia da boa prestação de serviço para a nossa população”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí tem uma série de índices relevantes que aliam desenvolvimento econômico com qualidade de vida, como, por exemplo: 18º PIB e 11º IDH do país, e 7º PIB e 4º IDH do Estado. Além disso, há investimentos robustos na Saúde, que neste ano obteve um orçamento de R$1,1 bilhão, e Educação, com o Programa Escola Inovadora. As ações ainda são pautadas com base no Programa Cidade das Crianças, que visa reduzir as desigualdades sociais.

A qualidade de vida também é alavancada pelos investimentos em parques e espaços de lazer. A cidade dispõe de espaços como o Mundo das Crianças, Parque da Cidade e Jardim Botânico, além das Praças Família e Pet e as academias ao ar livre, implantadas em todas as regiões da cidade. Jundiaí ainda ocupa a 8ª colocação entre as cidades mais seguras do país, com população entre 200 mil a 500 mil habitantes. Os dados são do Anuário 2023 de Cidades mais Seguras do Brasil, que compila dados de óbitos registrados pelo Ministério da Saúde e IBGE.

“Jundiaí está consolidada como uma das melhores cidades do Brasil. As finanças organizadas, o planejamento e a gestão orientada para os resultados, possibilitam investimentos assertivos que suprem as principais demandas da população. Por meio do nosso time de servidores e de um modelo de gestão feito em plataformas, executamos serviços de qualidade e os indicadores de desempenho demonstram isso. Estamos no caminho certo para seguir desenvolvendo e melhorando ainda mais a qualidade da nossa cidade”, garante o Gestor de Governo e Finanças, Jones Martins.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.