OPINIÃO

Adolescentes e os exercícios aeróbicos


| Tempo de leitura: 3 min

Para hoje trago um papo que tive com uma aluna querida, Caterina, no auge dos seus 17 anos, cursando o 3° ano do ensino médio, prestes a prestar vestibular e direcionar seu futuro. Uma fase cheia de "pressões", pois não é fácil decidir o que você quer fazer pela vida afora, e ainda por cima tentar passar numa universidade pública.

Pois bem, em momentos como essa adolescente vive, sinto que para extravasar essas "pressões" ela usa suas sessões de treinamento comigo, na academia, e muitas vezes nas telas, mas eu ainda insisto no poder no treinamento aeróbico como um poderoso canal de dias mais produtivos, com mais concentração e disposição para estudar horas a fio, além de menos estresse, menos "pressões", menos irritabilidade e mais felicidade.

Os benefícios dos exercícios regulares vão muito além disso. O bem-estar, o aumento da energia, a vitalidade ao longo do dia, a melhora da memória, da positividade, da disciplina, uma verdadeira "droga do bem".

Quase 75% dos adolescentes não praticam exercícios físicos, um dado alarmante. Há inúmeros benefícios para a prática regular além de várias maneiras de praticar exercícios. A atividade física aumenta a resistência, a força óssea e muscular e a aptidão aeróbica, ajuda a manter um peso saudável e melhora o sono, fatores críticos à medida que os adolescentes crescem e se desenvolvem durante os longos anos de formação escolar.

Os exercícios ajudam principalmente a saúde mental dos adolescentes. Ele libera endorfinas que auxiliam no estresse, reduzindo a produção do cortisol (hormônio do estresse) pelo corpo, além de melhorar a positividade e a memória, o que auxilia em situações escolares e também sociais. Praticar atividade física pode ser uma saída saudável para liberar a tensão e melhorar a resiliência emocional, pois o exercício também reduz o risco de depressão e ajuda os adolescentes a se sentirem mais enérgicos e a terem uma visão mais positiva da vida.

Porém, um dos maiores benefícios da atividade física regular entre os adolescentes é que ela estabelece um hábito saudável que pode se estabelecer como base para uma vida toda, uma base para saúde através dos movimentos.

O exercício regular pode impactar positivamente a imagem corporal e a autoconfiança. Adolescentes que praticam exercícios tendem a se sentir mais confortáveis e satisfeitos com seu corpo, o que pode contribuir para a melhora da autoestima.

Os exercícios aeróbicos reduzem o risco de muitas condições, como obesidade, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer.

E sabe por que eu insisti nos exercícios aeróbicos para a Caterina, mesmo ela sendo um exemplo ao treinar constantemente força? Porque a função executiva e a saúde do cérebro são a base do desempenho acadêmico, e as funções cognitivas básicas relacionadas à atenção e memória facilitam o aprendizado, e essas funções são potencializadas pela atividade física, principalmente na aptidão aeróbica.

Durante a atividade aeróbica, movemos repetidamente grandes músculos, respiramos mais rápido e profundamente, o que maximiza a quantidade de oxigênio em nosso sangue, nosso coração bate mais rápido, o que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e de volta aos nossos pulmões. Os pequenos vasos sanguíneos (chamados capilares) se "alargam" para fornecer mais oxigênio aos músculos e transportar resíduos, como dióxido de carbono e ácido láctico, desta forma o corpo todo irá sentir os efeitos do exercício até começar a liberar as famosas endorfinas, que são analgésicos naturais que promovem uma enorme sensação de bem-estar, graças a elas, as pessoas que as sentem, querem sempre voltar a senti-las, e voltam aos treinos para isso - como eu disse, uma verdadeira "droga do bem", que vicia e traz mais saúde.

A indicação para os exercícios aeróbicos entre os adolescentes é a prática acima de 60 minutos por dia, de intensidade moderada ou vigorosa, além da inclusão de alguma atividade física de intensidade vigorosa em pelo menos 3 dias por semana. Adolescentes devem praticar exercícios aeróbicos! Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

Comentários

Comentários