PROJETO

Amor a uma causa: o sorriso das crianças que lutam contra o câncer

Completando seis anos, o projeto Fios Encantados atua na confecção principalmente de toucas e perucas lúdicas em lã para pacientes oncológicos

Por Nathália Sousa | 30/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Completando seis anos, o projeto Fios Encantados atua na confecção principalmente de toucas e perucas lúdicas em lã para pacientes oncológicos
Completando seis anos, o projeto Fios Encantados atua na confecção principalmente de toucas e perucas lúdicas em lã para pacientes oncológicos

Desde 2018, o projeto Fios Encantados leva suporte, aquecimento e sorrisos aos rostos de pessoas, principalmente as que fazem tratamento oncológico ou vivem em asilos. Com o carro-chefe sendo a confecção de toucas e perucas lúdicas, de princesas e heróis, para crianças que lutam contra o câncer, a entidade também produz almofadas para mulheres que fizeram mastectomia, turbantes, toucas para os pacientes oncológicos adultos, mantas e sapatinhos para idosos, além de diversas ações para pessoas que frequentam instituições de saúde e acolhimento.

Fundadora e presidente, Mara Gisele Pereira diz que em seis anos de projeto, viveu muitas situações. "São seis anos, mas, quando a gente está vivenciando isso, parece que foi ontem. Sou presidente e idealizadora do Fios Encantados e começou com a vontade de querer fazer um pouquinho mais. Eu já estava envolvida dentro de hospital, mas eu queria ter envolvimento com as crianças em tratamento oncológico e os familiares. O que eu idealizei sonhando é realmente o que a gente vivencia", lembra.

Mara diz que todo o trabalho é voluntário e todo o material utilizado é proveniente de doação. "Não temos nenhuma empresa que nos banca mensalmente, quem nos ajuda é a população mesmo, com doações. Mas são poucas doações, então temos trabalhado para que venham, fazemos eventos. Vamos vender massas para o Dia das Mães, temos tarde de prêmios, ação entre amigos. É o que traz dinheiro para custear os gastos. Lã que a gente ganha pacote aberto, não usamos para confecção para paciente oncológico, porque a imunidade deles sempre está muito baixa. Mas recebemos lã em pacote aberto, lavamos e usamos para confecção de toucas até para pessoas em situação de rua no inverno", conta. Inlcusive, Mara lembra que, para quem deseja doar, a entidade aceita lãs e outros insumos.

Voluntária do projeto, Adelaine Aparecida de Souza diz que sempre desejou ajudar em um projeto. "Eu fui protelando o voluntariado por ser mãe, por ter uma profissão. Me aposentei e resolvi realizar esse sonho e foi muito gratificante. Voluntário pensa que vai doar, mas você não imagina o quanto você recebe."

ENCANTAMENTO

Com reconhecimento de Utilidade Pública em 2023 pela Câmara Municipal de Jundiaí, por seu trabalho sério e de muita dedicação, a entidade, durante a pandemia, também teve confecção de máscaras e a arrecação de toneladas de alimentos, distribuídos para as famílias em vulnerabilidade.

Atualmente a entidade tem 86 voluntárias e 30 mil peças já foram entregues a pacientes atendidos em hospitais de Jundiaí, outras cidades do interior de São Paulo (SP), além de outros 23 estados de todas as regiões do país.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.