Está em fase de implantação nem Jundiaí o Building Information Modeling (BIM) - ou, em português, a Modelagem da Informação da Construção - um sistema de gestão eficiente de recursos e otimização de resultados.
O BIM é uma solução digital que permite o planejamento de todas as etapas de um projeto, desde a concepção, passando pela construção e acompanhamento, até o pós-obra. Ela conta com uma inteligência artificial que permite verificar os detalhes de cada elemento das obras, realizar ajustes rápidos e compatibilizar os projetos, garantindo mais assertividade e economia de cerca de 10% no valor final das obras.
"Em Jundiaí, realizamos investimentos de acordo com as principais demandas da cidade, buscando a assertividade e eficiência na gestão pública. A tecnologia é transformadora e fundamental para garantir a qualidade do serviço público. Uma eficiência maior garante mais serviços de qualidade prestados à população", avalia o prefeito Luiz Fernando Machado.
E MAIS
Algumas das principais tecnologias já em uso que facilitam o dia a dia da população são a teleinterconsulta com especialistas em 100% da rede de UBS, telediagnóstico, os 14 Alertas da Infância, o APP Jundiaí que agiliza a prestação dos serviços municipais, o Observatório Jundiaí, as câmeras de monitoramento, além das tecnologias nas escolas, com tablets, chromebooks, lousas digitais, robôs, além de material maker e FabLab. A cidade ainda dispõe de uma infovia digital com 500km de fibra óptica.
"Uma cidade inteligente e conectada é uma cidade que coloca o cidadão em primeiro lugar. O investimento em inovações tecnológicas melhora o serviço público e está previsto em nosso PPA 2022/2025. Seguiremos na rota do avanço e na busca pela transformação de Jundiaí", comenta o gestor de Governo e Finanças, Jones Martins.
No Hospital São Vicente de Paulo (HSV), também é usada a Inteligência Artificial para a gestão e coordenação dos cuidados de seus pacientes em caso de infecção generalizada (sepse).
Em 2023, foi anunciada também a utilização do sistema de alerta para as equipes de Atenção Básica, alocadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Clínicas da Família de cada região. Eles avisarão quando o paciente atendido for internado, receber alta ou buscar um Pronto Atendimento, garantindo assim um cuidado integral a esse cidadão.
Por fim, está em andamento a implementação de equipamento e software para o controle da temperatura dos equipamentos que atuam na produção dos vinhos e sucos do Centro de Viticultura e Enologia.