RESGATE

Cachorro-do-mato se recupera de grave caso de sarna após tratamento na Mata Ciliar

O animal estava debilitado e com muitas lesões em sua pele, porém, hoje se encontra saudável

Por Redação | 02/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Mata Ciliar

Divulgação

Agora, ele seguirá sob os cuidados da equipe, prosseguindo com os próximos passos, como o processo de reabilitação e, possivelmente, sua soltura em vida livre
Agora, ele seguirá sob os cuidados da equipe, prosseguindo com os próximos passos, como o processo de reabilitação e, possivelmente, sua soltura em vida livre

Pouco mais de dois meses da chegada ao Cras da Mata Ciliar, resgatado de Bragança Paulista, um cachorro-do-mato fêmea se recuperou de um grave caso de sarna após receber os devidos tratamentos.

O animal estava debilitado e com muitas lesões em sua pele, porém, hoje se encontra saudável e sem apresentar os ácaros da doença. Agora, ele seguirá sob os cuidados da equipe, prosseguindo com os próximos passos, como o processo de reabilitação e, possivelmente, sua soltura em vida livre.

“Quando ela chegou, realizamos um procedimento para estabilizar o animal para evitar outros problemas clínicos além da sarna. Depois, começamos o tratamento com medicações específicas e manejos contínuos, com observações diárias e cuidados em recinto. Nessa última avaliação, fizemos o exame da raspagem de pele e confirmamos que estava sem os ácaros da sarna. O animal se mostrou bem responsivo ao tratamento, está ativo, se alimentando bem e agora vamos dar continuidade para desenvolver a musculatura em recinto de reabilitação e assim, possivelmente, poderá retornar para sua casa”, pontua Gabriel Rodrigues, médico veterinário da Mata Ciliar.

O município de Bragança Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.