VEIO DE PIRACICABA

Mata Ciliar inicia tratamento de cágado-de-barbicha com suspeita de atropelamento

O município de Piracicaba possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres

Por Redação | 22/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Mata Ciliar

Divulgação

Cágado-de-barbicha
Cágado-de-barbicha

De hábitos aquáticos, ocorrendo amplamente pelo território brasileiro, o cágado-de-barbicha é uma espécie endêmica da América do Sul, vivendo em diferentes tipos de corpos d´água. Porém, por conta da poluição e destruição desses mesmos ambientes aquáticos, ele vem sofrendo com o contato urbano. Nesta semana, por exemplo, um indivíduo chegou ao Cras da Mata Ciliar, entregue pela prefeitura de Piracicaba, com uma fratura em seu casco, sendo, possivelmente, vítima de um atropelamento. Agora, ele permanece sob os devidos cuidados da equipe.

“Não é uma fratura muito grave, mas compromete sua sobrevivência em vida livre, além da cicatrização demorar mais em répteis. Ele também está com sangramento ativo, então, iniciamos um tratamento com medicações e ele será constantemente avaliado para uma possível cirurgia para a correção do casco”, afirma Julia Caraça Augusto, médica veterinária da Mata Ciliar.

O município de Piracicaba possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.