DOR

Cãibra ou câimbra? Ambas causam muita dor: veja formas de aliviar o incômodo

Os músculos mais afetados são aqueles responsáveis pela postura e movimentos do corpo, atingindo principalmente as pernas

Por Redação | 20/03/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Dores surgem principalmente durante exercícios físicos
Dores surgem principalmente durante exercícios físicos

Você já sentiu uma dor que parece um puxão bem forte no músculo? A cãibra ou câimbra são contrações rápidas e involuntárias de um ou mais músculos.

Os músculos mais afetados são aqueles responsáveis pela postura e movimentos do corpo, atingindo principalmente as pernas.

As cãibras são esporádicas, duram menos de 10 minutos, durando a maioria das vezes poucos segundos.

A dor é bem intensa e incômoda, enrijecendo o músculo afetado. Normalmente acontece durante prática de exercícios físicos ou quando está muito tempo na mesma posição.

COMO PREVENIR?

Não é somente comendo banana, como o senso comum acredita. Apesar de ser rica em potássio, carboidrato e água, não funciona como uma fórmula mágica para acabar com a dor instantaneamente, mas pode fazer parte de uma dieta que ajude a prevenir a cãibra.

Para aliviar a dor, se a cãibra surgir em movimento, pare. Depois, faça massagens em movimentos circulares. Faça também alongamentos para tentar relaxar.

É possível evitar o surgimento de cãibras, fazendo alongamentos antes e depois de praticar exercícios, não ficar na mesma posição por muito tempo, beber bastante líquido durante e após o treinamento, além de uma alimentação equilibrada.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.