20 DE MARÇO

Dia da Felicidade: 5 coisas simples que podem te animar

O Dia Internacional da Felicidade, comemorado em todo o mundo no dia 20 de Março, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 28 de junho de 2012

Por Rafaela Silva Ferreira | 20/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

DIVULGAÇÃO

 Estudos científicos comprovam que a felicidade está diretamente ligada à produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina
Estudos científicos comprovam que a felicidade está diretamente ligada à produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina

Nesta quarta-feira, 20 de março, é celebrado o Dia Interncaional da Felicidade, uma data instituída pela ONU em 2012 para reconhecer a importância do bem-estar na vida dos seres humanos.

Estudos científicos comprovam que a felicidade está diretamente ligada à produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que regulam o humor, o prazer e a sensação de bem-estar. Mas, você sabia que através de hábitos simples do dia a dia, podemos estimular a produção desses hormônios e aumentar nossa felicidade?

Confira abaixo uma lista de coisas que podem te deixar mais feliz durante um dia tedioso:

TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
A relação entre humanos e animais de estimação vai muito além da companhia e do afeto. Um estudo publicado na revista "Science" em 2003 mostrou que os níveis de cortisol diminuem em 30% em pessoas que acariciam seus cachorros por 15 minutos. Outro estudo, publicado na revista "Animal Cognition" em 2015, mostrou que os níveis de dopamina aumentam em 10% em pessoas que brincam com seus cachorros por 10 minutos.

Mas lembre-se, os animais de estimação são seres vivos que precisam de amor, carinho e atenção. Adote um animal de estimação com responsabilidade e desfrute de todos os benefícios que ele pode trazer para a sua vida.


OUVIR MÚSICA
Você sabia que ouvir música também pode aumentar a produção de neurotransmissores relacionados à felicidade? O ritmo e a melodia da música podem estimular o sistema de recompensa do cérebro, levando à liberação de dopamina. Além disso, a melodia pode ativar memórias e lembranças, que influenciam nossas emoções e a produção de neurotransmissores.

Um estudo publicado na revista "Nature Neuroscience" em 2011 mostrou que ouvir música pode ativar o núcleo accumbens, uma área do cérebro relacionada ao prazer e à recompensa. Outro estudo, publicado na revista "PLOS One" em 2013, mostrou que ouvir música pode aumentar os níveis de serotonina diretamente no sangue.

Leia mais:

Após alta do calor no verão, Brasil deve ter outono mais quente que a média

Inscrições gratuitas para os Corais municipais seguem abertas


EXPOR-SE AO SOL
A luz solar estimula a produção de serotonina no cérebro, que também contribui para a sensação de bem-estar. Não é à toa que durante os longos meses de inverno no hemisfério Norte, quando há menor incidência de luz solar, muita gente sofre do transtorno afetivo sazonal (SAD, na sigla em inglês), tipo de depressão resultante de baixos níveis de serotonina.

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, fizeram um experimento mostrando que se você expor seu braço a apenas 20 minutos de luz solar, é o suficiente para aumentar a produção de óxido nítrico na pele — o que, por sua vez, faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, baixando assim a pressão arterial.


TOMAR CAFÉ
O café, uma bebida apreciada por milhões de pessoas ao redor do mundo, é mais do que um simples estimulante matinal.  A principal substância ativa nele é a cafeína, um estimulante que atua no sistema nervoso central. A cafeína aumenta a produção de dopamina e noradrenalina, neurotransmissores que estão relacionados ao humor, à atenção, à vigília e à motivação. O café também é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem as células do cérebro contra danos oxidativos. Isso pode ajudar a melhorar a função cognitiva e a memória.


FAZER COMPRAS
A sensação de euforia e satisfação que acompanha a compra de algo desejado não é mera coincidência: a antecipação da compra, a busca pelo produto ideal e a sensação de finalmente obtê-lo podem desencadear a liberação de dopamina, gerando uma sensação de conquista e prazer.

Compras que atendem necessidades básicas, como a compra de um novo carro ou casa, podem aumentar a serotonina ao proporcionar uma sensação de segurança e estabilidade. Já as compras que expressam a identidade pessoal, como roupas, acessórios ou itens de decoração, também podem elevar a serotonina, pois reforçam a autoestima e o senso de autoconhecimento.

No entanto, é importante ter consciência dos seus hábitos de “gastar dinheiro” e buscar um equilíbrio entre o prazer momentâneo da compra e a responsabilidade financeira.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.