OPINIÃO

Origem das doenças

17/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Somos seres imortais que usamos o nosso corpo somático para interagir no mundo material enquanto encarnados. Porém nós Espíritos somos a origem de tudo, dessa forma, todas as doenças que se manifestam no corpo físico têm a sua origem no Espírito. Elas ocorrem devido a escolhas equivocadas e desequilíbrios desta ou de pretéritas encarnações e diante deste fato, somos responsáveis por tudo de bom ou ruim que acontece no nosso ser.

As energias negativas que circulam em nosso organismo espiritual e material são causadoras de muitas doenças. O controle destas energias é feito através dos sentimentos, pensamentos e ações, sendo assim, a raiva, o ódio, a vingança, o rancor e o não-perdão corroem o nosso íntimo, nos causando muitos prejuízos. Se possuímos energias que nos causam moléstias é porque somos indisciplinados mental e emocionalmente, conforme Bezerra de Menezes nos explica: “Filhos, toda doença tem a sua origem nas imperfeições do espírito, que reflete sobre as células que lhe constituem o corpo material os desajustes da consciência”.

As doenças também podem ser causadas por bactérias, germes e vírus psíquicos. O aparecimento e as mutações destes agentes e suas consequências podem decorrer de causas morais, pelas já mencionadas energias deletérias provenientes de sentimentos, pensamentos e ações não condizentes com o bem, tanto individual como coletivamente. Dizem-nos os Instrutores Espirituais que os desvarios do comportamento humano produzem eflúvios malignos (energias altamente negativas) que, são absorvidos pelos chamados vírus psíquicos e estes acabam provocando danos físicos diversos nas pessoas.

Nem todas as doenças do corpo material são expiações, elas também podem ser provas, muitas vezes escolhidas por nós mesmos antes de reencarnarmos, sendo necessárias para o nosso aprendizado e consequente evolução. Emmanuel nos orienta através de Chico Xavier: “Muitas vezes, adverte-nos que doenças e obsessões são testes que nos põem à prova a capacidade de resistência moral, ensinando-nos a valorizar a saúde do corpo e o equilíbrio da alma”.

No livro Nos Domínios da Mediunidade, André Luiz nos ensina que pensamentos e emoções podem causar alterações na estrutura do corpo espiritual (perispírito), que, por sua vez, refletirão no corpo físico. Isso reforça a concepção de que a cura para as doenças psicossomáticas envolve uma profunda revisão dos padrões de pensamento e comportamento. Nossos amigos espirituais são de opinião que precisamos guardar calma e paciência perante quaisquer enfermidades de que sejamos acometidos, procurando sempre, ao mesmo tempo, atenuá- -las ou afastá-las por tratamento adequado. Segundo o livro Obras Póstumas, de Allan Kardec: “Quando as ciências médicas tiverem na devida conta o elemento espiritual na economia do ser, terão dado grande passo e horizontes inteiramente novos se lhes patentearão. As causas de muitas moléstias serão a esse tempo descobertas e encontrados poderosos meios de combatê-las”.

Eduardo Battel é médico urologista, expositor Espírita e Coordenador da Liga de Medicina e Espiritualidade da FMJ (ebattel@hotmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.