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Valor pedagógico e inclusão são fatores a considerar em nova escola

É importante a família ficar atenta a alguns quesitos, como acolhimento e princípios, antes dos filhos ingressarem em uma nova escola

Por Rafaela Silva Ferreira | 24/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Definir onde os filhos vão estudar não é uma tarefa tão fácil aos pais
Definir onde os filhos vão estudar não é uma tarefa tão fácil aos pais

Encontrar a escola ideal, seja ela a primeira na vida educacional da criança ou uma mudança de instituição, é algo de grande importância para o aluno e para a família. Uma série de fatores - geográficos, pedagógicos, tecnológicos e até religiosos - permeiam o momento de selecionar a instituição que vai fazer parte da vida dos pequenos.

Como no Brasil há quase 180 mil escolas de educação básica, segundo o Censo Escolar 2020, definir onde os filhos vão estudar não é uma tarefa tão fácil e, dentre tantas opções, o gestor Maurício Nielsen, da Escola Cristã Jundiaí (ECJ), pontua que essa busca deve começar pela avaliação dos valores e os princípios da instituição de ensino, que é a extensão de casa.

"Avaliar se os conceitos estão alinhados com o que a família acredita é um passo importante para o sucesso do relacionamento com a escola e não deve ser desconsiderado", afirma.

O método de ensino e o material didático são outros pontos relevantes diante da nova escolha. A família deve estar ciente de como será o processo de aprendizagem em cada faixa etária e a metodologia que será utilizada, pois, ainda segundo Nielsen, é indispensável que a família confie na escola.

"Essa confiança é passada para o estudante e o ensino fica mais leve e divertido, atingindo seu objetivo de formar e informar", comenta.

O Colégio Divino Salvador, também é bastante conhecido pela proposta de acolhimento das crianças que chegam de outras escolas ou aquelas que estão indo para a unidade escolar pela primeira vez. Com princípios de convivência pautadas em uma proposta pedagógica e educação humanística salvatoriana, o Divino enfatiza os saberes coletivos e sinaliza às crianças e aos jovens os valores do conhecimento, do bem e da ética na construção de uma sociedade passível.

A coordenadora de Educação Infantil, Lia Mara dos Santos, explica que primeiramente há uma conversa entre a professora e cada família, individualmente, para conhecer toda dinâmica da criança.

"A ideia é o colégio se adaptar à rotina da família, minimizando ao máximo qualquer mudança drástica na vida dessa criança. Outro ponto importante: olhar para o tempo deste inserimento. A professora ainda é uma estranha, por isso, cada criança tem seu tempo para criar vínculos e se sentir segura", ressalta.

No inserimento do Divino, os responsáveis acompanham tudo. O objetivo é dar estrutura e segurança para esta criança.

"Nós evitamos tirar a criança dos braços da mãe. A ideia é a criança ampliar seu vínculo e não substituir. Esta transição tem que ser natural, tranquila e segura", finaliza Lia Mara.

PAIS E ALUNOS

A contadora Angélica Lopes de Souza, 39 anos, matriculou a filha de 11 anos, Bianca Lopes de Souza, na Escola Cristã Jundiaí. "Quando estávamos escolhendo uma nova escola para a Bianca, tive a indicação de uma amiga e fomos conhecer a Escola Cristã. Optamos por ela, pelo acolhimento que tivemos, pela proposta de ensino e pelos critérios que vão de encontro com os quais nossa família tem."

Questionada sobre as preferências de Bianca, Angélica diz que a filha se sente parte da escola. "A dedicação da escola, além do grande incentivo a leitura que dão para as crianças, é algo que a Bianca preza."

A esteticista e aromaterapeuta, Mariana Puga Zanini, 43 anos, explica que a filha, Sarah Puga Zanini, de 6 anos, sente ter um espaço par<ctk:-10>a desenvolver sua criatividade e avançou na área pedagógica. "Quando optamos por matricular a Sarah na escola Cristã, estávamos na pandemia, mas sentimos segurança na Escola. Os valores familiares, a integração entre todos os alunos traz respeito, trabalhando o individual e coletivo."

Uma série de fatores - geográficos, pedagógicos, tecnológicos e religiosos - permeiam a escolha
Uma série de fatores - geográficos, pedagógicos, tecnológicos e religiosos - permeiam a escolha

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