ACESSIBILIDADE

Região fortalece debates sobre Libras no ambiente legislativo

Câmaras realizam hoje (28) e amanhã (29) rodas de conversas para discutir inclusão da comunidade surda na comunicação política

Por Mariana Meira | 28/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Presidente Albino reforça importância da acessibilidade na Casa
Presidente Albino reforça importância da acessibilidade na Casa

Será realizado amanhã (29), das 8h às 18h, o 1º Encontro de Libras da Câmara Municipal de Jundiaí. Com o tema “Intérpretes de Libras nas Câmaras Municipais - Desafios e Conquistas”, o evento é gratuito, mediante inscrição pela internet. Haverá, nos dois períodos do dia, painéis com palestrantes de diversos municípios para trocar experiências sobre a importância dos surdos no ambiente legislativo, tanto como munícipe, quanto na cadeira de um parlamentar.

Estão na programação Cecília Arruda, da Câmara Municipal de São Paulo; Isabelle Dias, da Câmara Municipal de Paranaguá (PR) e primeira vereadora surda eleita no Paraná; Maira Gonçalves, da Câmara Municipal de São José dos Campos e João Fernando Ramazzini, da Associação dos Surdos de Jaú e Região.

De Jundiaí, vão participar Irene de Fátima Mantovani, presidente da Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí, e Luciano Germano, tradutor intérprete de Libras da Câmara. A mediação dos debates será por conta da Diretora Administrativa da Câmara, Luciana Rivelli.

Da parte do Legislativo municipal, um dos cases de sucesso a ser compartilhado é a implementação, em 2017, da Comissão de Acessibilidade por Libras, que tem formado os próprios funcionários da Casa, sob mentoria de Luciano Germano, para assumir a comunicação em Libras em reportagens, conteúdos de vídeo e até mesmo as transmissões ao vivo das sessões ordinárias semanais. “O tema é muito importante. A Câmara é, por si só, um local inclusivo, portanto precisamos tentar diminuir as diferenças e incluir todas as pessoas nas decisões políticas”, afirma o vereador Albino (PL), presidente da Câmara de Jundiaí.

Luciano reforça que a ação é inédita, se não no Brasil, pelo menos na região e no Estado de São Paulo. “Esse é um grande diferencial da Casa e muitos alunos já têm feito a tradução em vídeos, com a minha supervisão. Conquistamos muito com isso.”

Para ele, ficam como tarefas de casa para as Câmaras pensarem em mais políticas públicas de acessibilidade dos surdos em serviços básicos, principalmente na saúde. “Essa é uma demanda muito forte da comunidade surda, para que haja uma central de Libras que disponibilize intérpretes no atendimento a consultas com médicos e também com psicólogos. Muitas vezes o paciente tem questões íntimas para compartilhar”, pontua o intérprete, que afirma que o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, já tem trabalhado nesse projeto.

Desde 2020, as emissoras de TV aberta são obrigadas, por lei, a ter janela com intérprete de Libras em todos os programas de notícias. Antes, vigorava apenas uma regra determinada em 2006 por portaria do Ministério das Comunicações, segundo a qual os veículos deviam ofertar o recurso da legenda oculta na programação - essa ferramenta, no entanto, funciona para quem aprendeu a língua portuguesa antes de se tornar surdo, mas quem nasceu surdo ou perdeu a audição antes de ser alfabetizado em português pode ter dificuldades para ler os textos que um ouvinte lê.

NA REGIÃO

Hoje (28), às 18h, a Câmara Municipal de Campo Limpo Paulista, por meio da Escola do Legislativo, oferecerá de forma gratuita a palestra “Libras: Quebrando Barreiras”. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 4039-2031.

A Câmara de Itupeva promove amanhã, às 19h, a 2ª Conferência de Libras. O evento vai contar com palestra da intérprete e instrutora de Libras, Sandra Batistela, além de apresentações de musicais em Libras, filme e roda de conversa.

As ações que ocorrem na região integram a campanha Setembro Azul - também chamado de Setembro Surdo -, que marca o mês de luta, conscientização e divulgação da comunidade surda. O Dia Nacional do Surdo é comemorado anualmente em 26 de setembro.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.